Projeto pedagógico: De Olho no Lixo é realizado em Lontras

DSC02482

Mais que uma necessidade ecológica, as atitudes  e ações de sustentabilidade surgem como oportunidades de descobrir e criar novas possibilidades de sobrevivência. Gradativamente, o ser humano reconhece que é necessário desenvolver práticas sustentáveis e, ecologicamente corretas.

Como sabemos, um dos maiores problemas ambientais, principalmente nos centros urbanos, é a elevada quantidade de lixo produzido.

A  importância da preservação do meio ambiente e temas correlatos motivou professores e alunos da Escola Municipal Irmã Maria Tambosi  a desenvolver o projeto pedagógico: De Olho no Lixo: Reduzir – Reciclar – Reaproveitar.

O objetivo desse trabalho é contribuir na formação de cidadãos responsáveis e conscientes, comprometidos com as questões de preservação do meio ambiente.

Na práxis são várias as ações metodológicas em desenvolvimento, como  o processo da  compostagem, que possibilita reduzir a quantidade de lixo a ser depositada em aterro sanitários,  também produzir composto orgânico a ser utilizado como adubo natural. Destacamos também campanha do óleo de cozinha com o envolvimento de toda a comunidade escolar, ciclo de palestras, produção do jornal ambiental, apresentações artísticas, campanha seletiva de material de reuso, pesquisa sobre a legislação ambiental, produção de vídeos e reportagens feitas  pelos próprios alunos.

As temáticas ambientais sendo exploradas dinamicamente no cotidiano escolar e contextualizadas com a realidade irão  contribuir para que os estudantes possam perceber a responsabilidade de cada cidadão em relação as atitudes que contribuam para um ambiente mais propicio e saudável onde se possa viver o presente, mas  pensando sempre nas próximas gerações.

Valéria Maria Troncone Elias

 

Você gostaria de comentar?