Vigilância Epidemiológica vacinou mais de 6 mil pessoas em Taió

vacina (2)

A Secretaria de Saúde do município de Taió, através da Vigilância Epidemiológica, vacinou mais de 6 mil pessoas durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N3, uma variação da Influenza, entre os meses de abril e junho. Segundo dados da Secretaria, foram 6260 vacinas aplicadas no período, contando a própria Secretaria e os ESF’s. Somente na cota extra disponibilizada pelo Ministério da Saúde no último sábado (10/06) e ainda na manhã desta segunda-feira (12/03), 1260 vacinas foram aplicadas.

A princípio, a vacinação foi destinada apenas aos grupos prioritários (idosos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da área de saúde, professores e doentes crônicos), porém desde a última semana, todas as faixas etárias estão sendo alcançadas.

A equipe da Vigilância Epidemiológica comunica ainda que restam 740 doses da vacina que estão sendo disponibilizadas para a população de Taió durante esta semana na Secretaria de Saúde das 07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira, ou enquanto restarem doses da vacina.

Prevenção é essencial

Além da vacinação, há outras ações de prevenção contra gripe que devem ser mantidas. É importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com superfícies.

Ficar atento aos sintomas da gripe, que em geral são: febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar à internação e morte.

Quem lembra da vacina se protege da gripe. Vacine-se!

Pin It
Você gostaria de comentar?