Vigilância Ambiental foca em campanhas de conscientização em Presidente Getúlio

DSC02485
Para impedir que a dengue vire uma epidemia no município, a Vigilância Ambiental através da Secretaria da Saúde de Presidente Getúlio realiza um trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, são realizadas campanhas de conscientização em escolas e empresas.
De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária Municipal, a ecóloga Ana Lúcia Bittencourt, atualmente a equipe de Combate à dengue conta com dois agentes que fazem as inspeções nos pontos estratégicos e nas armadilhas, que são pontos criados por eles para saber onde existe a possibilidade de proliferação do mosquito. Esse trabalho é facilitado, pois antes existe um mapeamento da cidade, que também é realizado pelos dois profissionais.
O agente de combate à Dengue, Hézio Lima, explica que o desenvolvimento do Aedes aegypti pode ser dividido em duas fases (aquática e aérea), passando por 4 estágios distintos: ovo, larva, pupa e por último, mosquito alado. Na fase aquática a fêmea do mosquito põe seus ovos nos recipientes com água. As larvas saem dos ovos e vivem na água por aproximadamente uma semana, passam pelo estágio de pupa que dura de um a dois dias, e depois disso já consegue voar, pois é um mosquito adulto, e pode viver até dois meses.
Pelo fato do término do verão, o período de calor e chuvas, diminui a probabilidade de existência dos focos para a proliferação do mosquito, pois o que eles precisam para se desenvolver é de umidade, mas segundo o agente, não é por esse motivo que o trabalho pára.
Lima afirma que as vistorias continuam e as campanhas também. “Já desenvolvi o RG do município, um mapeamento que pode ser atualizado anualmente, também já fiz jingle para o “Dia D” (que está sendo usado em outras cidades do Alto Vale) e visitamos aquelas casas onde foram encontradas larvas do mosquito para certificar que está sendo realizado o trabalho de eliminação dos pontos onde existe água parada”, explica.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3352-2730 falar com Hézio ou Bruno.
Crislene Roberta.
Pin It
Você gostaria de comentar?