Secretaria de Educação trabalha formação cidadã com estudantes em Rio do Sul

1

O Programa “Um por todos e todos por um” – Pela Ética e Cidadania será lançado nesta quarta-feira (9) em Rio do Sul. A cerimônia está marcada para as 19h na sede da OAB, rua Bulcão Viana, bairro Jardim América. O projeto será desenvolvido na rede municipal de ensino e busca disseminar entre os estudantes valores relacionados à democracia e responsabilidade cidadã.

O programa irá envolver cerca de 200 crianças, do 4° e 5° ano do ensino fundamental, em 10 escolas. Os ensinamentos serão aplicados por professores das unidades e o material base são histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A expectativa é que o projeto seja realizado no decorrer deste bimestre.

“Os docentes envolvidos estão participando de uma capacitação com duração de 40 horas. A partir do lançamento, os materiais já poderão ser trabalhados com os estudantes”, explica a secretária de Educação (SEDUC) de Rio do Sul, Janara Mafra.

Participação social, respeito à diversidade, autoestima e interesse pelo bem-estar coletivo são apenas alguns dos temas a serem abordados com os alunos de acordo com a secretária. “São assuntos transversais que podem ser trabalhados em qualquer disciplina. E com os personagens da Turma da Mônica, já conhecidos pelas crianças, os conteúdos serão explorados de forma divertida e inteligente”, ressalta.

O programa é realizado pela Prefeitura de Rio do Sul em parceria com o Observatório Social e a Controladoria-geral da União (CGU). Todos os materiais utilizados são desenvolvidos pelo Instituto Maurício de Sousa e disponibilizados gratuitamente às escolas.

Sindréia Nunes

Pin It
Você gostaria de comentar?