Secretaria da Saúde vacina crianças e adolescentes nas escolas em Presidente Getúlio

IMG_1954
Os alunos das escolas Cecília Ax, Orlando Bertoli  e Tancredo Neves  receberam durante este mês as vacinas contra HPV e Meningite C.
O número total de vacinas realizadas foi de 247, sendo 153 contra o vírus HPV e 94 contra a Meningite C. A imunização atinge aqueles com idade entre 9 e 14 anos que ainda não receberam a vacina.
 A necessidade de ir às instituições de ensino se deve ao fato de muitos adolescentes ainda precisarem ser vacinados. De acordo com Analu Lange (coordenadora da sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde do Centro), desde 2014, a primeira dose do HPV em meninas, alcançou 84% da meta em Presidente Getúlio. Já a segunda dose obteve 63%, o que segundo o Ministério da Saúde é um número baixo.
 
Atualmente a vacina contra o HPV é oferecida aos meninos com idade entre 11 a 14 anos e para as meninas de 9 a 13 anos. A vacinadora salienta a relevância da vacina. “É importante para diminuir o número de casos de câncer de colo de útero nas mulheres e nos homens evita câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.”.
 
Outra campanha que ganha destaque é a da imunização contra Meningite C, que iniciou este ano para meninos e meninas entre 12 e 13 anos. Segundo Analu, a vacina é segura e os resultados mostram alta eficácia e redução drástica do número de casos. 

As duas vacinas tornaram- se rotineiras, entrando para o Calendário Vacinal, ou seja, quem estiver com vacinas atrasadas e dentro da faixa etária poderá comparecer a um posto de saúde munido de caderneta de vacinação. Possíveis dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas na Secretaria da Saúde de Presidente Getúlio.
Crislene Roberta.
Pin It
Você gostaria de comentar?