Secretaria da Saúde de Dona Emma orienta sobre a Hanseníase

BANNER Hanseníases

No próximo dia 29 de janeiro, é o Dia Mundial de Combate a Hanseníase e a Secretaria da Saúde de Dona Emma explica que a Hanseníase é uma doença infecto contagiosa crônica, causada pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae, que atinge pele e nervos periféricos.

 

O secretário da Saúde, Simão Hasckel, ressalta que qualquer informação ou dúvida a população pode entrar em contato com a equipe de profissionais da Unidade Integrada de Saúde.

 

Os sinais e sintomas mais comuns são: Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, com perda de sensibilidade (dormência) nas manchas; Nódulos e pápulas (é uma irritação na pele que pode alterar a sua cor, textura, ou gerar erupções cutâneas), dor nos nervos de pernas e braços, edema, podem surgir com o progredir da doença.

 

A transmissão ocorre através do contagio de pessoa para pessoa, de qualquer idade e raça. Em cada dez pessoas nove tem resistência natural contra a doença. A transmissão é pelas vias respiratórias de uma pessoa doente, que ainda não fez tratamento, para outra. O tratamento correto interrompe a cadeia de transmissão.

 

O diagnóstico clínico da Hanseníase é realizado pelo exame dermatológico e neurológico, com testes de sensibilidade. Quanto mais cedo for o diagnóstico menor a chance de sequelas após a cura.

 

A Hanseníase tem cura e é tratada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. O tratamento ambulatorial é padronizado pela Organização Mundial da Saúde e a duração do tratamento depende da classificação da doença, entre 6 meses  a 1 ano.

 

A prevenção da hanseníase se faz através do tratamento de todos os pacientes e da descoberta de todos os casos novos esperados. Todas as pessoas que convivem no domicilio devem ser examinadas e encaminhadas ao posto de saúde. A vacina BCG (primeira vacina que a criança recebe) aumenta a resistência do organismo, principalmente contra as formas multibacilares da doença.

 

Mais informações podem ser obtidas com os profissionais da saúde na Unidade Integrada de Saúde de Dona Emma pessoalmente ou através do fone 47-3364- 2400.

Bianca Lima.

Pin It
Você gostaria de comentar?