SDR Ibirama realiza 1º Seminário Regional do PNAIC

Seminário Pnaic

Na tarde desta segunda-feira, 18, foi realizado na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Ibirama o 1º Seminário Regional do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento contou com a participação das unidades escolares das redes públicas, municipal e estadual, da área de abrangência da 14ª SDR de Ibirama: Apiúna, Dona Emma, Ibirama, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Witmarsum.

O evento vem de encontro a socialização das práticas pedagógicas de alfabetização nos primeiros três anos do Ensino Fundamental compreendido como ciclo de alfabetização, desenvolvidas no curso de formação continuada do PNAIC – etapa 2013 – Alfabetização e Letramento, tendo por objetivo oportunizar novos  ambientes de aprendizagem e comprometimento da escola  com a formação de cidadãos plenos, capazes de aprenderem sempre mais.

Para Amadeu Gonçalves, gerente regional de educação, com esta mostra de hoje, os nove coordenadores municipais, os onze orientadores de estudos e os professores alfabetizadores, socializaram suas experiências, construídas em suas escolas, reproduzindo o conhecimento. “A magia da alfabetizadora tirando a criança do desconhecido mundo das letras, fazendo-a ler, é um grande encanto para uma criança.”

O evento foi realizado pela 14ª SDR Ibirama, através da Gerência Regional de Educação, e Prefeituras Municipais, através das Secretarias Municipais de Educação. Contou com a presença do diretor geral da SDR, José Adalcio Krieger, Francisco Loon, vice-prefeito de Ibirama, Martina Zucatelli, prefeita de lontras, Egon Gabriel, prefeito de Dona Emma, Amadeu Gonçalves, gerente regional de educação, das secretárias municipais de Ibirama, Selma Maria Grosch, de Presidente Getúlio, Oriana Fillagranna, Apiúna Alteia Ferrari,  Ivone Staub, professora formadora do PNAIC – UFSC, Cintia Frantz – Palestrante do evento, e professores. 

O Pacto

O Pacto é um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os municípios, visando assegurar o direito de todas as crianças de se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Ailton Coelho

Pin It
Você gostaria de comentar?