Programa de Primeiro Emprego trás exemplos bem-sucedidos no mercado de trabalho

IMG_0940

O encontro de ex-alunos e a troca de experiências marcou o lançamento do Programa de Iniciação ao Primeiro Emprego de Rio do Sul na noite de quarta-feira (29). O objetivo da Secretaria de Educação é fomentar através de ações de ensino, o desenvolvimento de competências entre os adolescentes do 9° ano das escolas da rede municipal sobre a experiência do mercado de trabalho.

O evento realizado na Câmara de Vereadores contou com a presença do prefeito José Thomé, do vice Paulo Cunha, da secretária de Educação Janara Mafra, além de vereadores e da comunidade escolar como diretores, professores e alunos que devem participar do programa.

A proposta do Programa consiste em ações educacionais específicas para construções de conceitos do mundo do trabalho através de temáticas mercadológicas. A secretária de Educação, Janara Mafra, lembrou que o programa em sua primeira edição quando criado em 2009 conseguiu levantar bons exemplos de eficiência.

Dois casos foram de ex-estudantes do ensino público municipal e que tiveram oportunidades criadas através do Programa de Iniciação ao Primeiro Emprego. Hoje já estudantes de ensino superior e trabalhando em empresas da cidade, Bryan Klug e Ramon Passig deram exemplos de como foram incentivados a levar a sério as atividades e como isso os ajudou a ingressar no mercado de trabalho.

O vice-prefeito Paulo Cunha pediu empenho dos jovens no trabalho que será oferecido pela Secretaria de Educação. “Valorizem o conteúdo e aprendam que através de bons exemplos, vocês poderão ter novas oportunidades na vida de vocês” Serão pelo menos 100 estudantes que passarão pelo curso já a partir da próxima semana.

O prefeito José Thomé enfatizou o valor que o Programa tem para toda a educação de Rio do Sul e como os exemplos no passado foram bem sucedidos. “Vemos no caso do Ramon e do Bryan, que hoje estão na faculdade, tem um emprego, tem uma perspectiva e um planejamento interessante para a vida deles, como lá atrás, as lições dadas em sala de aula, valeram a pena”.

O programa será sempre no auditório da Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha. Lá os jovens terão aulas nas seguintes áreas: empreendedorismo, marketing pessoal e de relacionamento, transações comerciais e industriais, gestão de negócios, vendas, atendimento, matemática financeira, espanhol, italiano, alemão, voz no trabalho, saúde e qualidade de vida, ética e reflexão no trabalho, gestão da comunicação e empresas virtuais.

Posteriormente os alunos farão mostras dos trabalhos realizados durante as aulas. Eles também terão que fazer vivências em empresas do município, para aprender na prática a dinâmica do mercado de trabalho. E por último os jovens participarão de um seminário para a apresentação dos relatórios referentes aos estágios e receberão certificados.

Clóvis Eduardo Cuco

Pin It
Você gostaria de comentar?