Professores participam de capacitação para combater analfabetismo

seminario educacao - foto seduc

Um grupo de professores de Rio do Sul participou do 3° Seminário de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em Fraiburgo durante esta semana. A capacitação tem como meta assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Em Rio do Sul cerca de 80 professoras da Educação Infantil participam de formação uma vez por semana. São discutidas diretrizes temáticas como ‘Educação e Infância’, ‘Registro e Avaliação’, ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil’, por exemplo. “Embora não é foco da pré-escola alfabetizar as crianças, essas temáticas possibilitam uma relação entre teoria e prática para ampliar as condições do desenvolvimento infantil”, explica a secretária de Educação, Janara Mafra.

A rede pública municipal de ensino conta com 31 unidades de Educação Infantil que atendem cerca de 3,3 mil crianças. “Reunir os professores com objetivo de debater sobre práticas educativas faz com que o a integralidade da formação humana inicie ainda na infância. O que favorece a transição da pré-escola para o ensino fundamental, de forma linear, sem rupturas do processo de aprendizagem”, argumenta a diretora de Gestão Pedagógica, Cíntia Franz.

Pin It
Você gostaria de comentar?