Professores da rede municipal de ensino de Witmarsum recebem capacitação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio

Capacitação Professores Witmarsum (1)

O objetivo principal é que os docentes estejam prontos para socorrer alunos e até mesmo funcionários das unidades escolares em caso de acidentes ou mal súbitos.

Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino do município de Witmarsum, passaram por uma capacitação na área de primeiros socorros.

A capacitação, ocorreu em uma sala de instruções da Casa da Cidadania da cidade. Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio realizaram a instrução, que abordou temas como desmaios, convulsão, parada cardíaca, engasgamento e outros.

O instrutor Alex de Lima, dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, repassou o treinamento aos professores e disse que o objetivo é capacitar os educadores para agir em situações de urgência e emergência dentro do âmbito escolar e em outros locais.

“Os professores foram capacitados em primeiros socorros e poderão prestar um primeiro atendimento antes mesmo da chegada da equipe de socorro, seja ela o bombeiro ou o SAMU por exemplo, isto principalmente foi focado para o âmbito escolar, mas os temas abordados poderão ser empregados também em casa ou em qualquer outro local aonde o educador estiver presente”, e destaca “os professores são as pessoas que estão no dia-a-dia do aluno e em muitos casos, são as pessoas que poderão realizar as técnicas ensinadas na capacitação e até salvar uma vida”, disse Alex.

 

Necessidade

Para os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, a capacitação foi elaborada diante da necessidade que os professores têm em sala de aula de saber como agir quando o aluno ou funcionário tem algum problema.

Douglas Medeiros, responsável pelo setor de capacitação da corporação, destacou que as escolas poderão solicitar capacitação para os seus docentes, pois o ambiente escolar é um local propício a qualquer incidente e em muitos casos, uma primeira ação, poderá salvar um aluno ou até mesmo um funcionário.

“Em muitos casos, ocorrem acidentes ou mal súbito e os professores sentem esta dificuldade de como agir, e sentimos que eles querem muito ajudar, e estas capacitações são de fundamental importância e dão um resultado muito positivo para estes casos”, destacou Medeiros.

Ainda segundo o responsável pelo setor de capacitação, as palestras instrutivas e treinamentos, são muito solicitadas também por empresas e outras instituições, todos com o mesmo objetivo, preparar as pessoas para agirem diante de uma situação de emergência.

“Muitas empresas nos procuram para a programação de capacitações aos funcionários, são principalmente focadas as situações na prevenção e atendimento de primeiros socorros e combate a incêndios”, finalizou Douglas Medeiros.

Alex de Lima

Pin It
Você gostaria de comentar?