Plantando conhecimentos sobre horta orgânica

20160424_100651

A parceria entre Gilberto Raulino, técnico em Meio Ambiente e Horticultor Urbano, com a Proposta Verde Ecodesign, resultou na terceira edição da Oficina de Horta Orgânica. O curso aconteceu no domingo, 24 de abril, com direito a almoço vegetariano, preparado com ingredientes das hortas mantidas por Raulino.

Os participantes vieram de Blumenau e Rio do Sul em busca de conhecimentos básicos para implantar suas próprias hortas no quintal de casa ou em vasos, nos apartamentos. Durante o dia todo aprenderam sobre solo, água, adubação orgânica, incidência de luz solar, localização ideal, entre outras dicas.

Além de conhecerem sobre as verduras e legumes mais comuns, os futuros horticultores também descobriram a existência das Plantas Alimentares Não Convencionais (PANCS). A capacitação visou ainda despertar o interesse pela Permacultura, que envolve técnicas de compostagem, plantio direto e reconhecimento da microfauna da horta. A Permacultura segue princípios éticos como cuidar do planeta e das pessoas, compartilhar o excedente (inclusive conhecimentos) e consumir com responsabilidade.

A oficina também proporcionou experiências diferentes, pois os participantes colheram as verduras para o almoço e depois plantaram mudas em um canteiro piloto.

Debora Claudio

Pin It
Você gostaria de comentar?