Petrolândia: Coleta e destinação correta de óleo saturado resultam em benefícios para a escola

oleo verdeévida

Com a proposta de despertar nos estudantes, professores, pais e comunidade a conscientização ambiental, o Centro Educacional Criança Esperança, da localidade de Rio Antinhas, em Petrolândia, desenvolve o projeto “Reciclando Nossas Ideias e Atitudes”. O objetivo é recolher e dar destinação correta a vários tipos de materiais recicláveis, como garrafas pet, latinhas e óleo saturado. Neste ano, foi incluído ainda o recolhimento de pilhas.

No caso do óleo, a escola mantém com a Afubra uma parceria e participa também do projeto Verde é Vida. Além do recolhimento do produto por parte dos estudantes e familiares, é feito um trabalho também com os restaurantes e empresas da cidade.

E a cada litro recolhido, a instituição recebe R$ 0,50 como bônus. “No ano passado recolhemos mais de mil litros, o que resultou em um cheque-bônus de R$ 534,00, que nos foi entregue neste mês. Com o recurso, a gente pode adquirir mercadorias nas lojas da Agro-Comercial Afubra”, explica a diretora Patrícia Vanroo Weber. Além de utensílios para a cozinha, o objetivo é comprar também um bebedouro para a escola.

DESTINAÇÃO CORRETA

Através do programa Verde é Vida, o óleo é transformado em biodiesel na Usina da Afubra, instalada no Parque da Expoagro, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. O biodiesel é usado nos veículos e máquinas da Afubra. Já as garrafas pet onde o óleo é armazenado são doadas para uma Usina de Reciclagem de Santa Cruz do Sul.

Pin It
Você gostaria de comentar?