Lontras poderá ter unidade de Bombeiros Voluntários

DSCN0240

Em 2015 o Governo de Santa Catarina assinou um convênio para repassar aos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, nos anos 2015/2016, o valor de 8,7 Milhões para aquisição de veículos, equipamentos e custeio das Unidades de Bombeiros Voluntários.

Sendo assim, a partir do momento em que o município de Lontras habilitar uma Unidade de Bombeiros Voluntários, também poderá receber este incentivo, que vai beneficiar toda a população lontrense.

Com o aval da prefeita Martina Zucatelli, o primeiro passo foi dado com as visitas de conhecimento e coleta de informações as estruturas de Bombeiros Voluntários mais próximas; Ibirama, Presidente Getúlio Ascurra e Indaial que atualmente são exemplos em organização e qualidade no serviço prestado.

Indaial, município com 63 mil habitantes, é referência em nosso Estado, pois conta com 84 bombeiros voluntários, 4 ambulâncias, 3 caminhões de combate a incêndio, 1 carreta de combate a incêndio, 1 caminhonete 4×4 e 2 quadriciclos. Provando, desta forma, que o modelo Bombeiros Voluntários é viável para os municípios de pequeno, médio e grande porte.

Atualmente, o município de Lontras já conta com 8 bombeiros voluntários que passaram pela Formação no Curso de Bombeiro Voluntário de 350 h,  atuando nas cidades de Ascurra, Ibirama e Presidente Getúlio, a intenção da administração municipal é apoiar a causa para que estas pessoas passem a atuar no município de Lontras.

Já, o segundo passo, se deu com a abertura das inscrições para o Curso de Formação de Bombeiros Voluntários com carga horária de 350h, iniciada no mês de abril de 2016, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lontras.

As inscrições encerram-se no dia 27 de maio. E, estão sendo realizadas na UDEJA (Unidade Descentralizada de Educação de Jovens e Adultos) de Lontras, antigo CEJA, rua Oswaldo Schroeder, 1065 – Centro, das 18h às 22h20min.

As aulas iniciam no dia 04 de junho de 2016 e serão realizadas aos sábados, das 14h às 18h, por instrutores dos Bombeiros Voluntários da união, (Ascurra/Apiúna/Rodeio), Bombeiros Voluntários de Ibirama e Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio.

Valéria Maria Troncone Elias

Pin It
Você gostaria de comentar?