Jaraguá do Sul – Mais de 1,5 mil litros de óleo de cozinha coletados em abril

oleodecozinha

Um total de 1.550 litros de óleo de cozinha foi recolhido junto com a coleta seletiva, em abril, primeiro mês em que esta medida é colocada prática no município de Jaraguá do Sul. A informação é da diretoria da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, instituição que intermediou a implantação deste processo, que envolve a participação da Ambiental, de Joinville – atual responsável pela coleta seletiva no município –, da Ambiental Santos, de Itaperuçu/PR (que realiza reciclagem do óleo de cozinha) e da Secretaria Municipal de Obras, onde o material coletado fica à disposição para recolhimento da empresa paranaense.

O presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Leocádio Neves e Silva, avalia que esta iniciativa está sendo positiva, registrando uma coleta acima das expectativas. Ele salienta que esta é uma ação contínua e acredita que a população deverá utilizar cada vez mais esta alternativa, lembrando que, além desta opção, permanecem os pontos de entrega voluntária do óleo de cozinha já estabelecidos pela Ambiental Santos junto às comunidades escolares do ensino público municipal e estadual em Jaraguá do Sul.

A coordenadora Administradora, Josiane Trocatti, orienta que, embora o óleo de cozinha seja recolhido junto com a coleta seletiva, ele deve estar separado dos outros materiais para não contaminá-los. Ela salienta que é coletado apenas o óleo de cozinha, o qual deve estar acondicionado em garrafas PET ou outros tipos de vasilhames plásticos. Estes recipientes precisam ser lavados antes de receberem o óleo.

Pin It
Você gostaria de comentar?