Estado e municípios desenvolvem ações de “Vida Saudável” no Dia Mundial da Saúde

dia_mundial_da_saude_20160406_1790319742

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com as gerências regionais e secretarias municipais da Saúde, promove nesta quinta-feira, 7, Dia Mundial da Saúde, uma mobilização estadual com o tema Vida Saudável. Haverá atividades para estimular a alimentação saudável, cuidados com a saúde e a pratica regular de exercícios físicos para a população catarinense.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs que, neste ano, fossem realizadas ações voltadas para a promoção de vida saudável tendo como tema central a prevenção do diabetes. “Baseado nisso, Santa Catarina está trabalhando o tema Vida Saudável, que compreende um modo de viver envolvendo fatores como atividade física, nutrição, relações afetivas e sociais, comportamento preventivo, trabalho, moradia, serviço de saúde”, explica o superintendente de Planejamento e Gestão do SUS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Leandro de Barros.

Os municípios realizarão várias ações, dentre elas, práticas corporais e atividades físicas em polos da Academia da Saúde (espaços físicos dotados de equipamentos e estrutura par atividade desportiva) com profissionais qualificados. O objetivo é difundir a promoção da saúde e incentivar os cuidado e os estilos de vida saudáveis.

Também haverá atividades físicas em praças e espaços públicos. Profissionais da Atenção Básica estarão em locais estratégicos verificando, gratuitamente, a pressão arterial, a antropometria (peso/altura) com o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para identificar fatores de risco de doenças crônicas.

Serão realizadas atividades educativas mostrando o teor de sódio nos alimentos industrializados, os malefícios para a saúde da excessiva ingestão de sal e as alternativas para substituir esse ingrediente. Além disso, será estimulado o cultivo de hortas comunitárias, realização de oficinas culinárias que valorizem os alimentos regionais, promovendo atividades de educação alimentar e nutricional.

Creches e escolas que participam do Programa Saúde na Escola de todo o Estado desenvolverão atividades de promoção de alimentação saudável e atividade física no ambiente escolar, incentivando estas práticas de forma regular pela comunidade e seus familiares.

Nos 27 municípios que têm unidades do Sesc serão realizadas ações conjuntas para ampliar as atividades de incentivo a prática de vida saudável. São eles: Xanxerê, Caçador, Concórdia, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Araranguá, Itajaí, Joaçaba, Blumenau, Brusque, Curitibanos, Chapecó, Mafra, São Bento do Sul, Criciúma, Joinville, Tubarão, Lages, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Tijucas, Laguna, Urubici, São José, Palhoça e Florianópolis.

SC se destaca em expectativa de vida

Santa Catarina é o Estado com a maior expectativa de vida do país (78,1 anos) – 3,2 anos acima da média nacional, que é de 74,9 anos. A expectativa de vida entre as mulheres é de 81,4 anos e para os homens é de 74,7 anos.

Estudo realizado em 2013, do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal que avaliou longevidade, educação e renda per capita, encontraram entre os 44 melhores índices, 11 municípios catarinenses e nenhum entre os 48 piores. Maior longevidade tem relação com a qualidade de vida e outros fatores como renda, educação e acesso aos serviços de saúde. Ressalta-se ainda que Santa Catarina está entre os estados do país com a menor mortalidade infantil e materna.

Enquanto políticas públicas de saúde, Santa Catarina destaca-se pela cobertura populacional de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com abrangência de 80%, e de Atenção Básica, com 87%. Isso tem relação ao maior acesso aos serviços e também às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Confira a programação de alguns municípios:

Lages

Das 9h às 17h – Dia para cuidar da saúde, no campo de futebol do bairro Dom Daniel, na Rua Independência.

Canoinhas

Às 9h e às 13h30min – Servidoras da saúde realizarão atividades lúdicas com os alunos do SESC, na Avenida Expedicionários, Campo D’ Água Verde. O tema abordado será “Dengue e Zika Zero”.

Às 18h30min – Servidores da ADR de Canoinhas e da Gerência de Saúde participarão de uma aula especial de Jump, na Academia Total Life, localizada na Rua Duque de Caxias, no centro de Canoinhas.

Porto União

A Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga promoverá uma caminhada com alunos e professores, como forma de conscientizar a população da cidade sobre a prática de atividade física.

Anchieta

Das 16h às 20h – Profissionais de saúde darão orientações, verificarão pressão arterial e IMC na praça da cidade. Também serão feitas apresentações artísticas, atividade com os Bombeiros sobre segurança no trabalho, e uma gincana com os profissionais da saúde.

Dionísio Cerqueira

Das 8h às 16h – As atividades serão realizadas junto com 2º Seminário Municipal sobre a Alimentação Saudável, que ocorrerá no Salão da Igreja Católica, no Distrito de Idamar. Terá apresentação de trabalhos e palestra sobre ‘O Cuidado com a Alimentação Saudável’.

Guarujá do Sul

Das 13h às 19h – Feira da Saúde, na Praça municipal, com atividades físicas, ações de prevenção, divulgação, orientação, verificação de pressão arterial e IMC. Também terão apresentações artísticas, mateada e show de gaita.

Palma Sola

Realização do projeto A ‘Saúde em Foco’ durante todo o dia. No período da manhã, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) visitará empresas do município desenvolvendo trabalhos de atividades físicas e orientações sobre alimentação saudável. Das 13h às 16 horas a equipe estará no calçadão, em um ato de prevenção, passando informações à população. Durante a tarde será realizada uma palestra em uma comunidade do interior com o tema ‘Uso abusivo de medicamentos’, que também ocorrerá às 19h30min no Centro de Idosos, localizado no centro do município.

Princesa

Às 8h – Em frente à Academia será feita a saída da ‘Caminhada do Bem’ que dará início às atividades.

Às 14h – Na Câmara de Vereadores, haverá palestra com nutricionista falando sobre alimentação saudável e degustação de alimentos saudáveis.

Às 17h – Terão atividades ao ar livre na rua do Posto de Saúde. Professores de educação física estarão realizando uma aula de Zumba.

São José do Cedro

Atividades educativas e físicas farão parte do ‘Vida, Saúde e Movimento’, que irá contemplar espaços públicos como escolas, unidades de Saúde e Centro de Idosos. Serão realizadas orientações sobre hábitos e alimentação saudáveis, atividades físicas e ginástica laboral.

Itajaí 

A ação vai ocorrer em frente à Igreja Matriz com testes de hipertensão e diabetes, orientações sobre nutrição e uso racional de medicamentos. Também será orientado sobre a saúde da mulher e do homem, prevenção ao câncer, saúde bucal e tabagismo.

Balneário Camboriú 

As atividades ocorrerão no posto central da Rua 1500. Profissionais da saúde darão informações sobre a dengue, H1N1, higiene corporal, entre outros temas.
Gabriela Ressel

Pin It
Você gostaria de comentar?