Criciúma – Coordenadoras serão orientadas sobre Pacto Nacional da Alfabetização

Coordenadores da Secretaria do Sistema de Educação de Criciúma participarão de um curso de aprimoramento sobre o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento inicia na próxima segunda-feira (18) e encerra sexta-feira(22) na cidade de Laguna. A meta é capacitar professores alfabetizadores da rede pública de ensino para melhor preparem as aulas das crianças de 1° a 3º anos do ensino fundamental.

Segundo a coordenadora municipal PNAIC, Marlene Pires Amorim, esta é uma ação do Ministério da Educação e que a rede municipal assumiu esse compromisso em 2012. “A rede municipal já demonstrou sua preocupação em relação a essa fase quando proporcionou a formação continuada para os professores. Temos convicção de que essa mobilização voltada para a questão da alfabetização será eficaz com o trabalho desenvolvido nas escolas”, relatou.

A formação será ministrada por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo que os orientares de estudo terão 200 horas de formação de Língua Portuguesa e em 2014 mais 200h para Matemática.

Marlene destaca que no mês de março inicia a formação para os professores alfabetizadores que atuam do 1° ao 3° ano, conhecido como bloco alfabetizador. “O objetivo dessa ação é alfabetizar todos os alunos até o 3° ano do ensino fundamental. Os professores farão anualmente 120 horas de estudos presenciais, sendo que serão oito encontros ao ano em período extraclasse”, enfatiza a coordenadora.

Para acompanhar o desenvolvimento da ação, o MEC realizará avaliações com alunos do bloco alfabetizador. “O Ministério aplicará uma prova externa para as turmas de 3° ano nos moldes da Prova Brasil para verificação do desempenho escolar. O órgão dará continuidade com a aplicação da Provinha Brasil para o 2° ano como avaliação interna”, falou Marlene.

As ações do Pacto apóiam-se em quatro eixos de atuação que contribuem para alfabetização e letramento: formação continuada, que será essa primeira etapa; materiais didáticos e pedagógicos, que vão ser disponibilizados pelo MEC; avaliações para verificação do andamento dos trabalhos e a gestão, controle social e mobilização, que será destinada a apoiar as redes e assegurar a implementação de diferentes etapas do Pnaic.

Pin It

Comentários estão fechados.