CEI Sigolf Radloff de Ibirama realiza Projeto Alimentação Saudável e Compostagem

1

Nos meses de março e abril de 2017, alunos do Centro de Educação Infantil – CEI Vice-Prefeito Sigolf Radloff, localizado no Centro de Ibirama, participam da segunda edição do Projeto Alimentação Saudável e Compostagem.

Ao longo das aulas, as crianças têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os alimentos, degustando sucos, saladas, frutas variadas e fazendo plantações. A intenção é proporcionar o entendimento da importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento, o conhecimento dos valores nutritivos diferentes existentes nos alimentos, bem como experimentar novos alimentos.

“Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que aprendemos a gostar ou não de certos alimentos”, explica Alessandra Denzer, professora responsável pela execução das atividades.

Entre as metodologias de ensino, destacam-se: compostagem; plantação de alface na horta; confecção de cartaz com alimentos saudáveis; degustação de salada de frutas; montagem de coelhos e coqueiros com frutas diversificadas; momentos de higiene sobre como lavar as mãos e rosto corretamente; apreciação de imagens presentes na literatura infantil (contação de histórias); brincadeiras no parque; exploração do faz de conta; confecção de quebra-cabeças com frutas e verduras; entre outras dinâmicas.

“A Direção do CEI Vice-Prefeito Sigolf Radloff, bem como a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Ibirama, estimulam e orientam os educadores a trabalharem com as crianças projetos como este, promovendo a alimentação saudável, pois é na infância que adquirimos bons hábitos para toda a vida”, fala a diretora Daiane Schlichting.

Essa ação faz parte das atividades do Projeto Nacional Educando com a Horta e a Gastronomia, que o município de Ibirama fez adesão em 2013, e é uma ação de Educação Alimentar e Nutricional que conta com a orientação da nutricionista da Prefeitura de Ibirama Fabiana Regina Radloff.
Sheyla Germano

Pin It
Você gostaria de comentar?