Campanha Lixo Zero: Pouso Redondo contará com serviço de coleta seletiva

Pouso Redondo contará, a partir da próxima segunda-feira (4), com serviço de coleta seletiva: a campanha Lixo Zero, realizada pelo Departamento de Meio Ambiente de Pouso Redondo (Dema). Contar com esse trabalho é a garantia de que todo o lixo seco, que pode ser reaproveitado, terá destino correto e será reciclado. Enquanto a coleta do lixo comum ocorre normalmente, o recolhimento do lixo reciclável será realizado todas as segundas-feiras na área urbana do município. No interior, será nas quartas-feiras, a cada 15 dias.

O engenheiro agrônomo Alexsandro Peterle e a engenheira florestal Ana Paula Schultz estão visitando as escolas do município para apresentar orientações sobre a coleta seletiva. Eles também conversaram com as 38 agentes de Saúde de Pouso Redondo para entregarem um kit com folder explicativo e saco de lixo nas casas, contemplando assim 100% das residências do município. Na tarde desta quarta-feira (30), eles conversaram também com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Pouso Redondo (AEPR), explicando todo o processo.

Todo o resíduo enviado à reciclagem reduz de forma significante a poluição ambiental, além de diminuir os gastos com coleta e destinação de resíduos, contribuindo com o desenvolvimento sustentável.

A empresa responsável pelo trabalho será a DML Coleta e Transporte de Resíduos, de Otacílio Costa. A coleta de lixo convencional e a de lixo seco é realizada em caminhões separados. Se um não coletou tudo, é porque outro passará depois.

lixo zero (1)

Materiais de coleta diferenciada:

Lixo seco: aquele que pode ser reciclado, como papelão; garrafas pet; plástico (sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada); latinhas (refrigerantes, cervejas, alimentos em conserva); sucata (metais em geral, canos, pregos, parafusos, panelas, peças de motores, carcaças de fogão ou geladeira, latas de tinta, latas de conservas); papel (devem estar dobrados ou cortados. Não amasse!); jornal; embalagens de isopor; vidros de embalagens (de bebidas, de remédios, de alimentos em conserva) limpos e sem tampas.

Lixo úmido: formado por materiais orgânicos e não recicláveis:

– Material orgânico (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida). Esta separação é muito importante, pois o material orgânico representa, em média, 50% de todo resíduo urbano gerado.

– Material não reciclável: material de higiene pessoal (toalhas de papel, papel higiênico, absorventes, cotonetes, fraldas descartáveis); plásticos e papéis engordurados; vidros planos (de janelas e espelhos); copos quebrados; copos e pratos descartáveis; bitucas de cigarro.

Pin It
Você gostaria de comentar?