Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio passam a ter 8 instrutores capacitados pela OFDA/USAID

Curso Instrutor (10)

Durante o período de duas semanas, seis bombeiros da corporação de Presidente Getúlio participaram do curso CPI (Capacitação para Instrutores) no município de Ibirama, promovido pela OFDA-USAID (Agência de Assistência a Desastres dos Estados Unidos da América).

A capacitação ocorreu na corporação dos Bombeiros Voluntários de Ibirama entre os dias 11 e 22 de setembro, contando com a participação de bombeiros voluntários de diversas cidades do Estado e membros de outras instituições.

Os seis instrutores capacitados, integrarão juntamente com outros dois instrutores já capacitados a equipe de instrutores, totalizando agora oito bombeiros capacitados. Com a equipe composta por oito instrutores habilitados pela OFDA-USAID, a instituição passa a ter maior potencial na continuidade de formação de novos voluntários e nos projetos Bombeiro Aspirante e Bombeiro Mirim. A capacitação técnica também poderá ser ofertada pela corporação, com oito instrutores formados a instituição poderá realizar o planejamento e elaboração de cursos técnicos específicos em áreas como resgate veicular, socorrista, resgate em altura, combate a incêndios e outros.

O Comandante Amarildo Molinari, também é um dos instrutores formados pela OFDA-USAID, e destaca a importância de uma capacitação para qualificar instrutores.

“Um bombeiro deve sempre estar capacitado para o atendimento emergencial, mas quando este necessita repassar o conhecimento através de cursos e palestras, necessita-se que este bombeiro seja uma pessoa qualificada tecnicamente na área de capacitação. Para isto, o instrutor necessita de habilidades e conhecimentos para conseguir alcançar o objetivo da capacitação” afirma.

Ainda segundo o Comandante, a corporação só tem a ganhar com esta formação técnica.

“Temos em nossa corporação o Curso de Formação em Bombeiro Voluntário e o Curso de Bombeiro Aspirante e estamos planejando o projeto Bombeiro Mirim e nossos instrutores estão agora mais capacitados para repassar todo o conhecimento necessário a estes alunos, além disso, a comunidade também ganha muito com isso, atualmente diversas palestras e capacitações são realizadas para a comunidade, empresas e escolas e os instrutores terão ainda mais habilidade e alcance do objetivo nestas capacitações,” destaca.

Alex de Lima.

Pin It
Você gostaria de comentar?