Atividades de educação ambiental são realizadas em escolas em Pouso Redondo

educacao ambiental (1)

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Pesca de Pouso Redondo, Felipe Harry Broering Gomes, e a estagiária do curso de Agronomia do CAV-UDESC, Silvia Danieli Werter, estiveram nesta terça-feira (3), no Centro de Educação Infantil Anjo Dourado e Centro Educacional Maximo Nardelli, com o objetivo de realizar atividades práticas de educação ambiental com as turmas do maternal I, maternal II e pré II.

A demanda foi apresentada pela diretora da Educação Infantil do Centro, Tânia Pacheco.  A proposta idealizada pelas professoras foi desenvolver uma horta suspensa utilizando garrafas pet, que já haviam sido recortadas em uma das laterais pelos pais das crianças, possibilitando o desenvolvimento das atividades.

A primeira etapa consistiu no preparo do substrato. As matérias-primas utilizadas foram terra, matéria orgânica, casca de arroz e esterco. Os alunos, com o auxílio dos adultos presentes, realizaram a mistura do substrato e sua disposição nas garrafas pet. Em seguida, foi feito o plantio de quatro mudas de temperos em cada garrafa, entre salsinha e cebolinha, além do preparo de uma sustentação com arame para que as garrafas possam ser penduradas nas casas dos alunos. Por fim, procedeu-se a irrigação das mudas com supermagro e microrganismos eficientes, biofertilizantes utilizados na produção orgânica de alimentos.

A atividade reuniu temas importantes como a reciclagem, a produção e consumo de alimentos mais saudáveis e o envolvimento da família nas atividades escolares. A Secretaria de Agricultura agradece o convite e a participação dos alunos, professoras e direção da escola, e coloca-se à disposição para mais parcerias como esta.

Pin It
Você gostaria de comentar?