Alunos da Udesc produzem livro digital gratuito para orientar pessoas que fizeram artroplastia de quadril

Artroplastia
Estudantes de Fisioterapia e bolsistas do projeto de extensão Protetiza-Ação, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), produziram um livro digital ilustrado para orientar pessoas que passaram por artroplastia de quadril.

A artroplastia, que consiste na substituição de uma articulação por próteses, é feita quando o paciente apresenta dor crônica ou aguda e não consegue mais realizar atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e entrar em veículos. As próteses podem ser de metal, polietileno ou cerâmica.

Disponível gratuitamente na internet, o material traz informações em linguagem simples sobre posicionamento e movimentação, como quando deitar ou sentar, levantar ou voltar para a cama, caminhar e subir e descer degraus. Também há dicas sobre maneiras de adaptar a residência e voltar a fazer atividades como esportes, dirigir automóveis e ter relações sexuais.

“O que diferencia a nossa cartilha de outros materiais são as fotos e vídeos, que mostram a melhor forma de fazer tarefas básicas aos pacientes que passaram pela cirurgia”, explica a coordenadora do projeto da Udesc Cefid, professora Jaqueline de Souza.

Com orientação da docente, a cartilha foi produzida pelos acadêmicos Eduardo Cordeiro de Barros, Giulio Silveira Cambruzzi, Júlia Fernandes Barroso e Lucas Preis da Silva.
Pin It
Você gostaria de comentar?