Alunos da Rede Estadual comemoram Dia Mundial da Água no Vale Norte

Uma das questões mais debatidas na atualidade, a água foi tema de uma aula diferente nesta quarta-feira, dia 22, na Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, em Dona Emma.  Durante toda a semana, os alunos da Rede Pública Estadual do Vale Norte estudaram o tema em todas as disciplinas e para finalizar a programação, comemoraram o Dia Mundial da Água colando cartazes em sala e até cantando.

De acordo com a professora, ela procurou conscientizar os alunos que atualmente apenas 1% da água do planeta é potável e destacou que a ação do homem tem interferido para piorar ainda mais esse quadro.  “Falamos do desmatamento, da proteção das nascentes, da falta de mata ciliar nos rios da região e o que pode ser feito”, revela.

Aproveitando o tema, a professora também procurou ensinar os alunos um pouco de ciência falando sobre todos os estados em que a água é encontrada. “Falamos sobre como acontecem às mudanças de líquido para gasoso, por exemplo, sempre utilizando maneiras lúdicas, cruzadinhas. Já a parte do português trabalhamos através de um poema sobre a água, estudando as estrofes e os versos. “

Para finalizar a programação, a música Planeta Água, de Guilherme Arantes, foi ensinada aos estudantes e cada um pode escolher a frase que mais chamou sua atenção e fazer uma pintura. “Temos que conscientizar essas crianças que se não mudarmos nossas atitudes agora a água vai faltar no futuro.”

O aluno Leomar Mafra, de apenas 10 anos, garante que com tantas atividades diferentes e atrativas os estudantes entenderam perfeitamente a importância de preservar um dos recursos naturais mais preciosos e estão com a resposta do que fazer na ponta da língua. “Temos que preservar as árvores nativas e não poluir os rios jogando esgoto”, lembra.

Governo de SC já repassou mais de R$ 9 milhões para recursos hídricos

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, destaca que o Governo vem trabalhando a conscientização por meio das escolas e também da população através dos Conselhos do Meio Ambiente. Ela destacou ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável já repassou em 2016 e 2017 mais de R$ 9 milhões para recursos hídricos. “Esse investimento foi aplicado em ações de proteção e defesa, recuperação, estudos e manutenção dos recursos hídricos de Santa Catarina, porque sabemos que sem a água não existe vida”, comenta.

Dia Mundial da água EEB Lindo Sardagna - foto: Helena Marquardt ADR Ibirama

Dia Mundial da água EEB Lindo Sardagna – foto: Helena Marquardt ADR Ibirama

Helena Marquardt

Pin It
Você gostaria de comentar?