Dúvidas sobre amamentação: 8 principais perguntas respondidas

bebe-amamentacao-berco_0

A maternidade é cercada de muitas dúvidas, principalmente quando o assunto é amamentação. Toda mãe já ouviu inúmeros conselhos de avós, tias, amigas e vizinhas e às vezes fica difícil saber no que acreditar. Confira as perguntas mais frequentes sobre o assunto.

Aleitamento materno: dúvidas

Existe leite fraco?

Esse é um grande mito que faz muitas mães recorrem a mamadeiras e fórmulas prontas. O leite materno é um alimento completo e contém todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver até os seis meses de idade, além de ser “compatível” com o sistema digestivo dele, diminuindo o aparecimento de cólicas. Não se preocupe: se você produz leite, ele é exatamente o que o seu filho precisa.

Amamentar dói?

A amamentação deve ser um momento prazeroso de contato entre mãe e filho. Se você sente dor ou o seio apresenta rachaduras, provavelmente a pega do bebê não está correta. Posicione-o de maneira que ele abocanhe toda a aureola ou a maior parte dela. Certifique-se de que ele não está fazendo o mamilo de chupeta, pois essa é uma das principais causas de rachadura.

Estresse faz o leite secar?

Situações de estresse aumentam a produção de adrenalina, que pode diminuir a ação dos hormônios responsáveis pela produção de leite. Por isso, é importante que ao amamentar a mãe esteja calma e relaxada ou o leite pode realmente não sair.

Alimentação da mãe interfere no leite?

A mãe deve manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, mas não existe uma lista proibida. Alimentos muitos fortes e condimentados, como chocolate, embutidos e alho, e fermentadores, como brócolis e couve-flor, podem alterar o sabor do leite e provocar cólicas nos bebês, devendo ser consumidos com moderação.

Bebê que mama na mamadeira não pega mais o peito?

As mamadeiras tradicionais têm o bico molinho e não oferecem resistência para o bebê sugar, ao contrário do peito, fazendo com que o pequeno fique com “preguiça” de voltar a mamar no seio. Para que isso não aconteça, a dica é apostar em uma mamadeira que imite o seio materno.

Posso amamentar com silicone?

Mulheres com silicone podem amamentar tranquilamente, pois a prótese é colocada embaixo do tecido mamário, região responsável pela produção de leite, sem exercer qualquer influência sobre ela.

O leite pode ser congelado?

O leite pode ser armazenado no congelador por até 15 dias. Você pode retirá-lo com a ajuda de uma bombinha ou fazer a ordenha manual e colocar o leite em um recipiente previamente esterilizado.

Até quando devo amamentar?

A OMS (organização Mundial da Saúde) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Depois disso, outros alimentos passam a ser inseridos na dieta da criança e o leite passa a ser um complemento. Aos poucos mãe e filho vão deixando o hábito, que pode ser mantido até mais ou menos dois anos de idade.

Bolsa de Mulher.

Pin It
Você gostaria de comentar?