Como a lactose pode ser a grande vilã da sua pele? Médico responde

acne-pele-beleza-082016-1400x800

A notícia não é boa: a lactose, o açúcar do leite presente também em alguns de seus derivados, pode causar problemas de pele, dentro do quadro de intolerância mais frequente. Por ser rico em nutrientes como proteínas, cálcio e vitamina B12, o leite sempre foi visto como um alimento insubstituível nas dietas, principalmente para crianças e adolescentes. Por que ele pode ser considerado vilão?

O que acontece?

Segundo o cirurgião plástico Marco Cassol, a pele é um dos primeiros órgãos a sofrer com os alimentos de difícil digestão. “O leite, diferente do que a maioria das pessoas pensa, é um alimento nocivo por sua difícil metabolização. E isso pode causar diversos problemas na pele, como por exemplo, a acne”, revela o especialista.

Repare se há coceira, irritabilidade ou aspereza na pele

De acordo ele, o leite provoca aumento da secreção de insulina, hormônio que pode ampliar processos inflamatórios cutâneos, piorando o aspecto da pele. Há também casos em que a pessoa descobre a intolerância à lactose e, são nestes episódios, que os primeiros sintomas são notados na pele. “Coceiras, local áspero e bolinhas avermelhadas são sinais de rejeição ou alergia. O conselho é evitar alimentos com lactose na sua composição”, explica o médico.

Porém, não é o teor de gordura do leite ou de seus derivados que pode influenciar o quadro da sua cútis. “Mesmo os derivados sem gordura, ou seja, desnatados ou parcialmente desnatados, podem gerar picos de insulina. O aspecto e o agravamento dependem de cada organismo”.

Bolsa de Mulher.

Pin It
Você gostaria de comentar?