Açúcar mascavo, demerara, de coco, mel ou agave: qual adoça mais com menos calorias?

acucar-mascavo-abre

Além do tradicional açúcar refinado, que passa por diversos processos químicos que podem atrapalhar a saúde, e o adoçante, que, apesar de não ser calórico, afasta muitos paladares por seu sabor residual, é possível encontrar várias substituições na hora de deixar seus alimentos e bebidas adocicados.

Açúcar mascavo, demerara, mel, açúcar de coco ou ágave possuem entre si quantidades similares de calorias. No entanto, uma troca inteligente pode garantir sabor doce com menos efeitos na balança. O açúcar demerara, por exemplo, adoça mais do que o mascavo, porque tem um sabor mais forte de caramelo. Ou seja, uma quantidade menor do produto já é capaz de alterar o sabor de uma bebida, fazendo com que você consuma menos calorias.

Já o ágave, extraído do néctar de um cacto e passa por filtragem que gera um adoçante orgânico, adoça bem mais que o açúcar branco em menor quantidade. Ou seja, ele adoça mais do que uma mesma medida do demerara, que tem o mesmo poder adoçante do refinado.

Além disso, o xarope de ágave tem menor índice glicêmico, ou seja, se transforma em glicose mais lentamente evitando picos de insulina e possui menos calorias do que qualquer um dos três tipos de açúcar, sendo então o mais eficiente por garantir sabor sem atrapalhar a dieta de forma drástica.

As opções de alimentos e açúcares ainda são levados em conta na hora de preparar bebidas e doces por possuírem sabores diferenciados. Por exemplo: é mais fácil diluir ágave em uma bebida do que o mel, pois ele possui uma consistência mais suave. O açúcar de coco, por sua vez, pode alterar a preparação por causa de seu sabor mais marcante. Neste caso, o uso do mascavo é o mais indicado por ser um pouco mais neutro.

Bolsa de Mulher.

Pin It
Você gostaria de comentar?