Os Estados do Sul do Brasil entram em alerta novamente para muita chuva. A situação meteorológica esperada para os próximos dias é de grandes volumes de chuva acumulados em poucos dias. Se a previsões se confirmarem, muitas áreas especialmente do Paraná e de Santa Catarina poderão receber em apenas cinco dias volumes de chuva de 100 a 200 mm, que em muitas regiões representam a média histórica de chuva para julho. Mas em vários locais do norte e do noroeste do Paraná, por exemplo, um volume de chuva de 150 mm representa até o dobro do que normalmente chove em julho.
A chuvarada que está sendo prevista para os próximos dias no Sul confirma a influência do fenômeno El Niño, aquecimento anormal das águas da porção central-leste do oceano Pacífico Equatorial. A chuva volumosa esperada para esta semana será o terceiro evento de chuva intensa e generalizada em uma grande porção da Região Sul desde a primeira quinzena de junho.
O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) de chuva na Região Sul no mês de julho. Em apenas 6 dias, parte do norte e do oeste do Estado do Paraná já recebeu muito mais chuva do que o normal. A chuva acima da média é indicada pelos tons de azul.
O mapa abaixo mostra a estimativa de chuva prevista para os próximos três dias.
Este mapa mostra a média de chuva normal para julho na Região Sul.