Sábado com mudança no tempo e temporal isolado em SC devido ao avanço de uma frente fria. Pela manhã, céu encoberto com pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, chegando ao restante do Estado entre a tarde e noite.
No domingo ainda há chance de chuva na madrugada e manhã.
No decorrer do dia, o sol volta a predominar e a temperatura declina acentuadamente com a chegada de uma massa de ar seco e frio de origem polar, segunda onda de frio do outono.
Atenção: vento sudoeste a sul com rajadas de 60 a 80km/h, causando agitação marítima local no Litoral.
Próxima semana ensolarada e fria, com madrugadas e noites geladas e geada ao amanhecer nas áreas altas do Estado. Volta a ocorrer temperatura negativa no Planalto Sul.
Entre terça e quarta-feira, aumenta a altura da onda no Litoral de SC, com picos de 3.0m a 3.5m, condição desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Geada: Produtores rurais nas áreas de risco devem adotar meditas preventivas.
Frio: Atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças.
Mar agitado: Condições desfavoráveis para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações em áreas afastadas da costa.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o .