Uma forte chuva que durou cerca de 40 minutos na madrugada deste sábado (27) em Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, causou diversos prejuízos. Até as 12h, a Defesa Civil ainda fazia o balanço dos estragos, mas afirmou que cerca de 40 casas ficaram alagadas na cidade. Os bairros mais prejudicados foram o Independência, Leopoldo Mees e Progresso.
“Nesta manhã a água já baixou, não tem nenhum desalojado, mas estamos vendo os prejuízos. Pontes caíram, tem famílias isoladas”, afirma Martinho Adolfo Felipe, coordenador da Defesa Civil de Pouso Redondo.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a chuva torrencial começou por volta das 4h e durou aproximadamente 40 minutos. Isso fez com que o leito do rio avançasse para a cidade. As ruas mais atingidas foram a 7 de setembro, Ari Verdi, Emílio Peters, Alice Gomes, Max Bichels e localidades de Rio das Pombas, Corruchel e Saltinho.
A Central da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) também foi atingida pela chuva. De acordo com a prefeitura, canos romperam e parte da cidade está sem água.
Previsão de mais chuva
A meteorologia aponta para mais chuva em Santa Catarina neste sábado. Conforme a Epagri/Ciram, no decorrer do dia, um sistema de baixa pressão atua sobre o estado, provocando pancadas de chuva com raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, especialmente entre a tarde e noite.
A assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pouso Redondo publicou o seguinte comunicado:
”Quem tiver conhecidos que moram nas partes mais baixas da região central da cidade, favor tentar contato, muitos estão dormindo ou viajando. Ruas 7 de setembro, Ari Verdi, Emílio Peters, Alice Gomes, Max Bichels, bairro Leopoldo Mees e localidades de Rio das Pombas, Corruchel e Saltinho já estão sendo atingidas. Defesa Civil municipal trabalha no alerta e retirada das famílias afetadas. Telefone para contato 47 3545 1133.”
Fotos: Educadora AM