Terça-feira (11/10):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com condições de chuva mal distribuída especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. No Litoral essa condição é mais para o período noturno.
Temperatura: em pequena elevação durante o dia.
Vento: nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o Sul do Brasil.
Quarta-feira (12/10):
Tempo: as nuvens seguem predominando no Estado, mas há chance de aberturas de sol pela manhã. Entre a tarde e noite retorna a condição de chuva com trovoadas, especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. No Litoral, a condição de chuva é mais para o período noturno.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o Sul do Brasil.
Quinta-feira (13/10):
Tempo: o avanço de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões no decorrer do dia, moderada a forte especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte. Em especial nessas regiões há risco de temporal e granizo isolado, mais detalhes no Aviso Meteorológico.
Temperatura: com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira (14/10):
Tempo: mais nuvens e condições de chuva no setor norte de SC, áreas de divisa com o Paraná. Nas demais regiões variação de nuvens com chance de aberturas de sol e chance de chuva isolada entre a tarde e noite.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudoeste/sul, passando a nordeste, fraco a moderado.
Sábado (15/10):
Tempo: persiste a condição de tempo mais instável em SC, com condições de chuva no decorrer do dia especialmente do Oeste ao Planalto, e de forma mais isolada no Litoral.
Temperatura: temperatura mais elevada.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
TENDÊNCIA de 16 a 26 de outubro de 2016
Boa parte do período segue com condições de chuva frequente em SC, por influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) e formação de frentes frias no Sul do Brasil. A temperatura, de forma geral, se mantém mais amena devido a cobertura de nuvens e uma massa de ar mais frio e seco que chega ao Estado nos dias 20 e 21/10. Essa massa deve deixar o tempo mais firme nos dias seguintes.
Gilsânia Cruz – Meteorologista