Sexta-feira (19/08):
Tempo: encoberto com chuva no Oeste, Planalto e Litoral Sul já a partir da manhã. A partir do início da tarde, chuva em todas as regiões. Atenção para descarga elétrica e granizo.
Temperatura: estável, sem grande variação.
Vento: de leste a nordeste. Rajadas fortes associadas às pancadas de chuva.
Sistema: sistema de baixa pressão no Paraguai se estendendo ao oeste de SC no decorrer do dia. Corrente de jato em altos níveis.
Sábado (20/08):
Tempo: Predomínio de nuvens, com chuva em todas as regiões. Especialmente no norte de SC, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, condição de elevados totais de chuva. Pequena chance de aberturas de sol no período da manhã. Possibilidade de neve à noite no Planalto.
Temperatura: Sem grande variação no decorrer do dia. À noite, declínio acentuado associado a uma intensa massa de ar frio.
Vento: Sudeste a sul, com rajadas fortes a partir da noite.
Sistema: Ciclone próximo ao litoral. Sistema de alta pressão influenciando o Oeste.
Domingo (21/08):
Tempo: Céu encoberto no início do dia em todo o Estado. Chuva na madrugada e manhã do Planalto ao Litoral, ainda com chance de neve nas áreas altas. No decorrer do dia, melhora do tempo em todo o Estado a partir do Oeste.
Temperatura: Baixa, com mínimas próximas de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul. Em queda acentuada à noite.
Vento: Sul, moderado a forte e persistente, com intensas rajadas no sul e Litoral.
Segunda e terça-feira (22 e 23/08):
Tempo: dia ensolarado em todo o Estado, com o predomínio de uma massa de ar frio e seco.
Temperatura: em forte declínio na madrugada, com mínimas próximas a abaixo de 0°C em todo o Estado, com condição de geada no Planalto, Oeste, Meio Oeste e parte do Litoral.
Vento: Sudeste a leste, fraco a moderado.
TENDÊNCIA de 24 de agosto a 02 de setembro de 2016
O tempo seco volta a predominar em SC, com sol na maior parte do período. A temperatura se eleva gradativamente em todas as regiões. A chuva retorna ao Estado no dia 30/08, com a passagem de uma frente fria, que deve provocar também queda na temperatura nos dias seguintes.
Erikson de Oliveira – Meteorologista