A Defesa Civil de Santa Catarina fez um alerta na manhã deste domingo (15) para os níveis dos rios no Planalto Norte, que continuam subindo, mesmo sem a ocorrência de chuvas. Segundo o órgão, a previsão é de chuva fraca na região para este domingo (15), entre 10 e 30 milímetros. Se confirmada, poderá influenciar nos níveis dos rios das áreas afetadas pelas inundações.
Conforme a Defesa Civil estadual, há registro de interdição em dois trechos de rodovias federais que passam por Santa Catarina: o km 93 da BR-280, na Serra de Corupá, e o km 269 da BR 280, em Canoinhas (onde a passagem é permitida apenas para caminhões).
De acordo com as recomendações do órgão, deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados, além de não transitar em pontilhões e pontes submersas. As pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes.
O recomendável, ainda segundo as orientações, é que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Cidades afetadas em SC
Cerca 400 mil pessoas em 42 municípios foram afetados pelas chuvas, de acordo com dados da Defesa Civil do estado. O órgão calcula que 50 mil pessoas ficaram desalojadas e 6 mil, desabrigadas. São 30 decretos de situação de emergência e duas cidades em estado de calamidade pública.
A Defesa Civil alega ainda que 28 pessoas foram feridas por decorrencia de enchentes, alagamentos e delizamentos de terra. Duas mortes também foram registradas, uma em Guaramirim e outra em Mafra. As regiões mais afetadas foram a do Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina.