Criciúma – Nova onda de frio mobiliza Sistema Social e Defesa Civil

Reunião sobre onda de frio - Carlos Taranto

 

A previsão do tempo para a próxima semana é de frio intenso na região. Com o objetivo de proteger as pessoas que vivem em situação de rua o prefeito Márcio Búrigo, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (18), com a coordenadora de Proteção e Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello e a secretária do Sistema Social, Solange Barp.

Eles trabalharam para organizar medidas que visam retirar estas pessoas das ruas, por meio de abordagem de conscientização, para que ninguém corra riscos causados pela chegada da frente fria. A previsão do tempo aponta que a partir da madrugada de domingo e no início da segunda-feira (22), a temperatura poderá ficar entre 0°C a 3°C e na terça-feira, (23), existe chance de igualare até quebrar recorde de temperatura do mês de julho, comparados aos das últimas décadas.

O pedido do prefeito é que as pessoas sejam orientadas. “Queremos que todos saibam da mudança da temperatura. Nossos profissionais atuarão na conscientização de cada um para que ninguém deixe de se abrigar. Não queremos que ninguém sofra as consequências do frio”, disse Márcio Búrigo.

Em função da queda de temperatura, a equipe de abordagem do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS II), do Sistema Social vai orientar moradores de rua a procurar a Casa de Passagem São José, localizada nas proximidades do Paço Municipal Marcos Rovaris.

De acordo com a coordenadora, a partir de hoje (18), as pessoas já sentirão queda nas temperaturas. “A massa de ar polar esperada para domingo será intensa, podendo trazer chuva. Este é um risco claro para os moradores de rua, pois o frio será muito forte. Essas pessoas, na sua maioria, não possuem cobertores e passam noites inteiras debaixo de marquises e não há o que os aqueça nesta situação”, constatou Angela.

Para Solange, a iniciativa de encaminhar as equipes para nortear as pessoas sobre a mudança de temperatura é necessária. “O pessoal da abordagem estará nas ruas, mas infelizmente não podemos obrigá-los a ir para Casa de Passagem. Continuaremos trabalhando para que todos estejam abrigos do frio”, destacou a secretária.

 

Texto: Milena dos Santos

Fotos: Carlos Taranto

Você gostaria de comentar?