Os cartazes espalhados pelos corredores mostravam pratos apetitosos e promoções interessantes. Na noite de quarta-feira (17), no Salão Nobre Bertholdo Eger, na Unidavi, foi realizado o lançamento oficial do Festival Gastronômico do Alto Vale do Itajaí. O evento contou com a presença de diversos empresários do ramo e lideranças políticas de todo o Alto Vale.
Cinco estabelecimentos de Rio do Sul e outros 18 do Alto Vale se inscreveram para participar do Festival, promovido pelo Colegiado de Turismo da Amavi (Colturismo) em parceria com as prefeituras da região.
De acordo com a coordenadora do Colturismo, Márcia Sapellis Kniess, a proposta é incentivar proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, que estão inscritos, a oferecer uma vez por semana, um prato típico da região a preço promocional.
O vice-prefeito de Rio do Sul, Jean de Liz, destacou a importância do Festival para o desenvolvimento do turismo regional. “É fundamental esse trabalho de aproximação dos municípios para fortalecer o setor turístico.
Precisamos identificar a vocação de cada região e explorá-la, como estamos fazendo com a gastronomia”.
Para participar, cada estabelecimento precisou criar uma receita, preferencialmente, com matérias primas da região, adquiridas em fontes seguras, em relação à qualidade e sanidade.
O principal objetivo é promover o incentivo ao desenvolvimento do turismo, com foco na gastronomia, além de chamar a atenção de novos clientes, tanto da região como de outras cidades.
O cardápio varia entre apfelstrudel, um folhado de maçã tradicional na cultura gastronômica alemã, e a gaúcha costela de fogo de chão. “São diversas receitas e sabores, com valores especiais nos dias definidos pelos restaurantes”, comentou Fabiana Dickmann, assessora de Turismo da Amavi e coordenadora do Festival.
As delícias podem ser encontradas nos cardápios que estão sendo entregues nos municípios do Alto Vale do Itajaí e também no site .