A Gerência de Saúde da 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama realizou, nesta quinta-feira, 15 de julho, reunião técnica que debateu a implementação do “Plano de Amostragem de Agrotóxicos na Água” para os 9 municípios da região.
O evento contou com a participação de Michele Marcon Telles Prado coordenadora de Vigilância da Água e Claúdia Maria Augusto da Rosa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Intoxicação por Agrotóxicos, ambas da Secretaria de Estado da Saúde; Alexandre Mees, da Cidasc de Blumenau; juliana Garcia K. Jusgten, da Epagri Regional de Rio do Sul e equipes epidemiológicas e de vigilâncias sanitárias municipais.
Falando sobre o Plano de Amostragem, Michele disse que serão coletadas amostras dos 9 municípios, deste os reservatórios da Casan até poços artesianos e poços caseiros. Ou seja, a água será coletada onde está sendo utilizada para consumo, nas épocas em que os agrotóxicos estarão sendo aplicados nas lavouras e as amostras serão enviadas para o Lacem – Laboratório Central de Saúde Pública.
Alexandre Mess falou do trabalho de fiscalização desenvolvido pela Cidasc, junto às agropecuárias, buscando o controle da venda dos agrotóxicos, inclusive com multas altíssimas para quem não observa a legislação.
Em seguida, os resultados serão divulgados para o conhecimento da população através dos meios de comunicação como também através das escolas. Segundo Rosdalva Schroeder, da Vigilancia Regional, o mais importante é que haverá um trabalho de monitoramento e educação ambiental.
Segundo o gerente Regional de Saúde, Amarildo Moser, o objetivo final do Plano de Amostragem é contribuir para a redução dos casos de saúde pública e óbitos proveniente das intoxicações por agrotóxicos em nossa região.
Dante Bonin.