Apesar de já estar funcionando, a implantação completa do sistema de corredores de ônibus e das ciclofaixas em Jaraguá do Sul ainda não está acabada. A Prefeitura anunciou que a conclusão de toda a sinalização estaria pronta na primeira semana de março. Porém, ainda faltam colocar placas e tachões para dividir os espaços.
O entrave ocorre com os tachões. Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Rogério Kumlehn, a empresa que venceu a licitação – no ano passado – solicitou um termo aditivo para aumentar o preço da unidade em 17%. Por causa disso, existe a possibilidade do contrato ser encerrado com a fornecedora atual e de ser aberta uma nova licitação.
— Estamos analisando com o jurídico, por isso não temos ainda data para começar a funcionar em definitivo —, admite Kumlehn.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan), órgão que planejou todo sistema, Benyamin Fard, explica que a ciclofaixa acompanha a direção dos veículos.
— O correto nesse caso é o ciclista utilizar a Reinoldo Rau para ir e a Marechal para sair do Centro da cidade —, esclarece.
O estudo para remover as vagas de estacionamento que precisaram ser tiradas das ruas centrais para receber o sistema ainda está em análise. As ruas mais cotadas para receber são: a continuidade da João Marcatto, Klemente Barato, João Picolli, Guilherme Weege e Jorge Lacerda. O número de vagas que serão colocadas nessas vias não foram contabilizadas, pois ainda precisam ser medidas.
Por: A noticia
Foto: Albino Flores