Ituporanga – UNIAGRI promove “Inclusão digital no Meio Rural”

Com objetivo de oferecer as pessoas do meio rural o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador e manipular seus aplicativos e através desse recurso buscar as informações e conhecimento necessários para aplicar na sua propriedade atravez das tecnologias digitais por meio da computação e do acesso a internet foi o ponto de partida para a União das Associações de Agricultores de Ituporanga (UNIAGRI) colocar em prática o projeto “IDMR-Inclusão digital no Meio Rural”.

No início o programa começou com 70 alunos sendo crianças, jovens e adultos da comunidade de Alto Águas Negras e aos poucos foi tomando corpo e atualmente atende mais de 700 pessoas com salas de informática distribuídas em 4 comunidades (Rio Bonito, Três barras, Alto Águas Negras e Rio batalha).

Segundo o Coordenador da UNIAGRI Wilmar Vandresen, o projeto irá se estender a outras comunidades, sendo que Rio do Norte receberá a sala no dia 11 de maio as 10:30 da manhã.

Todas as salas contam com 13 computadores e tem aulas de informática básica e avançadas nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Vandresen salienta que a Prefeitura Municipal de Ituporanga é parceira do projeto, onde fornece o professor e em alguns casos a sala para instalar o laboratório, isso, quando a comunidade não dispõe de um espaço adequado e a UNIAGRI juntamente com o Projeto Beija Flor da Secretaria de Agricultura do Estado, fornece os computadores e toda a infraestrutura em alguns casos a Souza Cruz também entra na parceria doando computadores.

Todos os alunos frequentam o curso durante um ano e são obrigados há cumprir 75% horas aula para receberem o certificado emitido pela Secretaria Municipal de Educação, com validade para prestar concurso ou buscar vagas de emprego.

Hoje no mercado um curso básico ficaria em torno de R$1.000,00 (mil reais) já este que a UNIAGRI leva até as comunidades é gratuito e o aluno recebe a apostila.

O projeto “Inclusão digital no meio rural” da UNIAGRI já serviu de referencia para outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul que implantaram o programa e vem colhendo excelentes resultados.

Num futuro não muito distante o dinheiro será de plástico (cartões de crédito e débito), os bancos não terão mais atendentes e sim máquinas e tudo será feito através do computador, sendo desta forma os agricultores estarão no futuro com a mesma igualdade de quem vive na cidade, finalizou Wilmar Vandresen.

Você gostaria de comentar?