O dia do Rio Itajaí-Açu, 25 de março foi lembrado neste terça feira (25) em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, pelo deputado estadual Aldo Schneider (PMDB) líder do governo.
O parlamentar fez seu pronunciamento enfatizando a criação da lei que institui o dia 25 de março o dia estadual do Rio Itajaí-Açu. Em seu discurso o deputado falou da importância da preservação do rio, e do lixo que diariamente é jogado, inclusive parando a atividade da Usina Salto Pilão. ” O Volume de lixo é tanto no Rio Itajaí-Açu que a usina chega a parar o funcionamento das turbinas de geração de energia elétrica cerca de 40 vezes por mês e tira 2 caçambas carregadas de lixo por mês”. falou o deputado.
Enquanto o deputado Aldo discursava na tribuna da ALESC, um vídeo produzido pela Usina Salto Pilão passava no telão mostrando o rio desde a sua nascente passando por várias cidades do Alto e Vale do Itajaí e a preocupante poluição e o desassoreamento.
As enchentes que afetam várias cidades por onde o rio passa também foi citado pelo deputado. “As enchentes que ocorrem nas cidades onde o rio Itajaí corta também é um grande problema para toda a população. Precisamos todos os anos discutir este tema. Não só esperar o rio invadir a cidade. Vamos discutir agora, hoje, dia 25 de março Dia Estadual do Rio Itajaí-Açu.” alertou o deputado.
Prestigiado
Durante o pronunciamento alguns deputado se manifestaram a favor da criação da lei, parabenizando o deputado Aldo pela iniciativa. O deputado estadual Ismael dos Santos (PSD) disse que devemos olhar também para as belezas do rio, já o deputado Dirceu Dresch (PT) comentou a preocupante situação da qual o rio se encontra.
O discurso foi transmitido ao vivo pela TVAL com sinal aberto digital para Florianópolis e sinal fechado para o interior do estado e para a Rádio AL digital.