A necessidade cada vez mais latente de digitalizar processos administrativos faz crescer o processo de informatização do Judiciário. A Procuradoria Geral do Município encontrou justamente nos pares do chamado terceiro poder uma ferramenta para agilizar os trâmites administrativos. Um acordo assinado digitalmente com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF) e celebrado em ato na tarde desta terça-feira (26) garantiu a implementação de um sistema para informatizar este setor da administração municipal.
Chamado no meio judiciário de Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o software facilita os encaminhamentos de processos e garante acesso rápido e simples a informações. A ferramenta foi desenvolvida e implantada na sede do TRF, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e atualmente é utilizado em toda a abrangência da 4ª região, os três estados sulistas do Brasil. “Tínhamos dificuldades funcionais com o papel, também pela quantidade dele nas nossas mesas. Às vezes se perdia informações ou se sujavam os processos de café, mas principalmente a demora em encontrar o que queríamos nos fez pensar na digitalização”, contou a diretora da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul (TRF-RS), Patrícia Valentina Garcia.
O TRF cede gratuitamente o SEI para órgãos públicos fora do Poder Judiciário. A Prefeitura de Criciúma, segundo Patrícia, é o primeiro ente fora da própria Justiça Federal em Santa Catarina a ganharem este direito de uso. “Dentro da Procuradoria temos alguns anseios, conhecemos esta ferramenta e identificamos a possibilidade de podermos ganhar em eficiência”, afirma Frassetto.
O início da informatização pela Procuradoria Geral, na avaliação do prefeito Itamar da Silva, vai de encontro com a expectativa do cidadão criciumense de ter um atendimento célere e eficiente por parte do Município. “Se temos a oportunidade de tornar os processos administrativos mais rápidos com a digitalização, apoiamos a iniciativa e agradecemos à Justiça Federal por nos proporcionar este grande avanço”, disse o chefe do Executivo Municipal.
A formalidade dos atos públicos de registrar a foto das autoridades rubricando os documentos teve uma novidade nesta terça-feira. O acordo de cooperação técnica entre o Município e o TRF já estava previamente assinado por Frassetto e a juíza presidente do TRF da 4ª Região, Marga Inge Barth Tessler. Restou aos fotógrafos e cinegrafistas conduzirem o foco à tela da televisão na qual o sistema foi apresentado, onde o contrato aparecia aos presentes.