– “Nós queremos proporcionar um curso de arte a todo chapecoense que tenha uma habilidade mais desenvolvida”, relata a diretora da Escola de Artes e primeira-dama, Neyla Caramori. Hoje a escola tem 1200 alunos, destes 338 são bolsistas. O desconto é de acordo com a renda da família, até três salários mínimos, a bolsa é de 100%. E até cinco salários, 50%.
Os alunos são encaminhados pelas escolas municipais e os programas socioeducativos da prefeitura. Em sala de aula, os professores observam os estudantes com habilidades mais desenvolvidas em determinadas artes e quando chegam à Escola já são matriculados no curso com maior aptidão. Para manter a bolsa de estudo, o aluno deve apresentar o atestado de frequência escolar e bom rendimento tanto no ensino regular, como na Escola de Artes.
“A escola não tem fins lucrativos, nosso objetivo é oferecer o maior número possível de bolsas e oportunidades para estes jovens talentos de Chapecó” lembra Neyla. Além das bolsas, a Escola de Artes oferece dois cursos sem custo nenhum para a população. O coral infanto-juvenil, para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade, oferece aulas na sextas de manhã e de tarde. Já o grupo vocal popular, a partir de 14 anos de idade, se reúne nas segundas à noite.
A Escola de Artes de Chapecó retomou os trabalhos no inicio de fevereiro e 33 cursos estão à disposição da comunidade. Podem participar das atividades crianças a partir de 3 anos e não há limite de idade para se inserir nas turmas. São oferecidos os seguintes cursos: acordeão, ballet clássico, ballet baby class, ballet adulto, coral, contrabaixo acústico, customização, dança do ventre, desenho, expressão visual, flauta doce, flauta transversal, fotografia digital, grupos musicais, grupo vocal popular, história da arte, história da música, jazz dance, laboratório de artes visuais, musicalização infantil, piano, pintura, saxofone, teatro, teclado, técnica vocal, teoria e percepção musical, teorias da dança, violão clássico, violão popular, viola de arco, violino e violoncelo.
Em 2013, a Escola completa 34 anos. E a novidade é o atendimento psicológico que será oferecido gratuitamente aos alunos. Em uma parceria com a Unoesc, um psicólogo vai atender as necessidades de alunos e familiares. De acordo com a diretora da Escola de Artes e primeira-dama, Neyla Caramori, a preocupação não é apenas com o ensino da arte. “Pensamos no lado humano, no social, na família e no desenvolvimento dos nossos alunos. Queremos o bem-estar e que eles se tornem cidadãos”.
A Escola de Artes realiza também pela primeira vez, um estudo para diagnosticar alunos com habilidades mais desenvolvidas. Uma parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial. Questionários já foram aplicados, e agora no mês de março os resultados devem dar o encaminhamento aos trabalhos. “A intenção é acompanhar de forma específica estes alunos, para que eles possam desenvolver ainda mais as habilidades, com motivação e sem transtornos no aprendizado” conclui a primeira-dama.
Os interessados em participar das atividades na Escola de Artes de Chapecó podem realizar a inscrição na própria escola, nos horários das 8:00 as 12:00 horas e das 13:30 as 18:30 horas.