Com o objetivo de proporcionar capacitações e qualificar alunos e bombeiros voluntários nas mais diversas áreas, o setor de capacitação proporcionou no último sábado(20), no auditório do hotel Cayorá, uma capacitação na área de intoxicação exógena.
Os treinamentos fazem parte da grade de treinamentos proporcionados mensalmente a todos os bombeiros voluntários, efetivos e alunos dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio.
Na oportunidade, Amilton Berkenbrock, professor, biólogo, gestor e educador ambiental do Eco do Avencal da cidade de Porto Belo, em uma aula produtiva, dinâmica e divertida, instruiu os participantes com assuntos como técnicas de captura de serpentes, identificação de animais peçonhentos e venenosos, espécies de serpentes, procedimentos em caso de picada por serpentes, abelhas e orientações sobre acidentes com estes tipos de animais e insetos.
A incidência de atendimentos com serpentes e abelhas nesta época do ano é muito pequeno, já no verão o número de acidentes e captura de serpentes e retirada de abelhas em locais de grande concentração de público ou de riscos iminentes, são elevados na região e a capacitação na área é importante. “Esta capacitação é de extrema importância para os bombeiros e alunos da corporação, pois proporciona a todos, um atendimento com maior eficácia”, destacou Cristiano Krieger, responsável pelo setor de capacitação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio.
Alex de Lima