Saiba como evitar a queda capilar

evitar_queda_capilar

A doença causadora da perda dos fios, conhecida como alopecia (queda capilar) pode ocorrer através de inúmeras maneiras. Para evitar o problema é preciso manter diariamente alguns hábitos, como praticar exercício físico com regularidade. A atividade física melhora a circulação sanguínea, consequentemente os cabelos ficam mais fortalecidos e resistentes à queda.

Não se estressar, ingerir alimentos ricos em vitaminas, não consumir álcool e cigarro podem ajudar a fortalecer os cabelos e evitar com que eles caiam facilmente. Outro fator contribuinte para a perda dos fios em mulheres pode ocorrer nos primeiros meses da amamentação, após cirurgias e em caso de distúrbios hormonais, já nos homens alguns hábitos podem contribuir para esta queda. Normalmente eles lavam os cabelos diariamente, mas costumam utilizar produtos não indicados para seus fios, isso pode ajudar na presença constante de caspa e queda de cabelo.

A tricologista ortomolecular, Sandra Assis Maia da clínica Alto Stima (GO) ressalta que além de seguir todas essas dicas é preciso manter regularmente avaliações com um profissional. “Existem muitos conteúdos que podem ajudar a prevenir a queda capilar, porém é preciso alertar que nem tudo funciona de acordo com cada pessoa. Cada uma tem sua composição no organismo, indico sempre que faça consulta regularmente para ver como está à saúde do seu couro cabeludo e principalmente dos fios. Utilizar produtos inadequados para seu cabelo pode acelerar a perda dos fios e desnutrir ele por inteiro”, disse.

A dermatite seborréica (inflamação do couro cabeludo com muito sebo) pode ser o primeiro sintoma de uma possível alopecia, ela é provocada pelo aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas. “É preciso fazer um diagnostico completo para verificar o problema. Dizemos que a queda capilar pode ocorrer através da caspa devido aos produtos utilizados para combater a caspa, quando se faz o uso de cosméticos não indicados esses podem vir a prejudicar o ciclo capilar, causando a descamação do couro cabeludo, isso implica na saúde dos fios, fazendo com que venham a cair. É preciso alertar quanto ao autodiagnóstico e utilização de produtos caseiros no combate a caspa”, explica Sandra.

UOL.

Você gostaria de comentar?