Em qual estação do ano você nasceu? Primavera? Então você tem tendência a ser uma pessoaextremamente positiva. No verão? Quem nasce nessa época tende a mudar de humor com muita frequência. São os chamados ciclotímicos, que têm um estado de ânimo flutuante, ou seja, vão da euforia (sintomas hipomaníacos) até o sentimento de tristeza profunda (sintomas depressivos). Mas não confunda com bipolar, que é um outro tipo de transtorno.
Se você está achando que isso é algum tipo de brincadeira ou jogo de advinhação, saiba que está enganado.
É parte de um estudo científico apresentado no European College of Neuropsychopharmacology(Congresso da Academia de Neuropsicofarmacologia Europeia) em Berlim pelo professor Xenia Gonda, que liderou a pesquisa em Budapeste, na Hungria, relacionando transtornos afetivos de personalidade com as estações do ano de nascimento.
“Estudos bioquímicos mostraram que a estação do ano em que determinada pessoa nasce tem uma influência sobre certos neurotransmissores, como dopamina e serotonina, detectáveis até a vida adulta. Isso nos leva a crer que a estação do ano na época do nascimento pode ter um efeito bem mais duradouro. Nosso trabalho analisou mais de 400 indivíduos e as estações do ano de nascimento com os tipos de personalidade na vida adulta. Basicamente, parece que dependendo da época em você nasce pode aumentar ou diminuir a chance de desenvolver certos transtornos de humor“, revela o professor Gonda.
“Ainda não podemos dizer nada sobre os mecanismos envolvidos. O que estamos pesquisando agora é se existem componentes genéticos que estão relacionados com a estação do ano de nascimento e os transtornos afetivos”, conclui o pesquisador.
O grupo encontrou as seguintes tendências até o momento:
- Temperamento Ciclotímico – caracterizado por rápidas e frequêntes oscilações de humor entre tristes e alegres. Significativamente maior nos nascidos no verão em comparação com os nascidos no inverno.
- Temperamento Hipertímico – tendência a ser excessivamente positivo. Significativamente maiores naqueles nascidos na primavera e verão.
- Os nascidos no inverno eram significativamente menos propensos a temperamento irritadiço do que aqueles nascidos em outros momentos do ano.
- Os nascidos no outono mostram uma tendência significativamente menor para o temperamento depressivo do que aqueles nascidos no inverno.
Segundo o professor Eduard Vieta, da Universidade de Barcelona, “temperamentos não são doenças, mas tendências comportamentais e emocionais biologicamente favorecidas. Embora ambos os fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos em um temperamento, agora sabemos que a estação do ano também tem interferência”.
Os resultados funcionaram para você?
Eu gostaria que o professor pudesse pesquisar indivíduos de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador. Cidades que vivem sob estresse, ansiedade, poluição, falta de água etc. Tenho a sensação que neurotransmissores não estão mais dando conta, independente de estação do ano de nascimento ou complementação química via oral.
UOL.