Mulheres que tomam sol costumam se deparar com um problema na hora da maquiagem de verão: a cor da base usada no dia a dia já não combina com a pele mais escura. Para não ter que abandonar a base, desperdiçá-la por falta de uso ou gastar dinheiro comprando um novo tom, o maquiador Felipe Caxito, do salão Cores & Cortes, em Guarulhos (SP), tem algumas dicas.
Como usar base no verão

Uma sugestão é usar a base como iluminador para a pele. Nesse caso, a base não deve ser aplicada em todo o rosto, mas somente em alguns pontos específicos: as têmporas, a parte frontal do nariz e levemente acima das maçãs do rosto. “Por não conter brilho, o iluminador parecerá natural”, afirma.

A base mais clara que o atual tom da pele também pode ser usada para afinar o rosto. Ele ensina a técnica de luz e sombra: ao invés de contornar as maçãs com tons escuros, basta clarear as duas extremidades do maxilar.
Para levantar o olhar, o truque do maquiador é aplicar a base nas pálpebras e espalhar bem para que a pele não fique manchada.

Batons para pele bronzeada
Ele ensina ainda a completar o look usando batons de cores bem vibrantes, como alaranjados, e blush nos tons mais puxados para o coral. “O bonito é deixar a pele mais perto possível do natural”, diz.
