Depois de revelar que foi vítima de um estupro aos 19 anos, a cantora Lady Gaga se envolveu na luta para ajudar as mulheres que sofrem algum tipo de violência sexual. Durante um painel de debates realizado pelo jornal New York Times, ela falou sobre a culpa que sentiu e sobre ter se questionado sobre suas roupas e sua postura sensual. “Por causa da forma como me visto e o jeito que sou provocativa como pessoa, achava que eu tinha atraído isso para mim de alguma forma”, declarou.
Assim como muitas mulheres que sofrem estupro, a cantora declarou que optou pelo silêncio e escondeu o fato por muito tempo. “Não contei para ninguém por uns sete anos. Não sabia o que pensar, como aceitar, como não me culpar… Foi algo que realmente mudou minha vida, mudou completamente quem eu era”, disse. Hoje, ela tenta encorajar outras mulheres a não se calarem. “Não queremos que você guarde essa dor e deixe que ela apodreça como uma maçã na prateleira. Vamos nos livrar de todo esse lixo, vamos nos livrar disso juntas”, finalizou.
O assunto está presente também em seu clipe mais recente, “Til it happens to you” (em português “Até isso acontecer com você”), que tem cenas muito fortes. “Você me diz que irei me sentir melhor com o passar do tempo, você diz que vou me recompor, me sentir melhor. Diga-me, o que você sabe? Diga-me, como você pode saber? Até isso acontecer com você, você não sabe como me sinto”, diz um trecho da letra. A música faz parte da trilha sonora de um documentário que fala sobre estupros em universidades dos Estados Unidos.
Bolsa de Mulher