
Eliminar o culote pode ser uma tarefa bem complicada, principalmente quando essa gordurinha extra na região do quadril parece não querer sair dali. Porém, segundo o professor de educação física da Smart Fit, Cássio Amaral, é possível que algumas atividades específicas acabem de uma vez com esses pneuzinhos laterais.
O especialista ressalta que algumas vezes as circunferências em outras partes do corpo diminuem, mas o culote continua. No entanto, conforme a musculatura de determinadas regiões se fortalecem, o acúmulo de gordura diminui. “Treinos como o de bicicleta aceleram a perda sobre essa área, sobretudo se acompanhados de uma alimentação balanceada. Como a atividade de pedalar é aeróbia, ela utiliza gorduras como fonte energética, nesse caso as das coxas e glúteos, áreas mais acionadas”, explica. “Em paralelo, exercícios localizados ajudam a fortalecer os músculos posteriores da coxa, glúteos e abdutores, contribuindo para alcançar os resultados com mais eficácia”, recomenda.
Exercícios para acabar com o culote
Agachamento: é considerado um dos mais eficazes para eliminar a gordura localizada na região dos quadris. Este exercício trabalha as partes posteriores de glúteos e coxa, feito com as duas pernas paralelas, realizando o movimento de sentar-se em uma cadeira. “É importante deixar a coluna ereta e observar os joelhos, que não podem passar da linha dos pés”, recomenda o professor. Segundo o profissional, uma boa dica é usar uma cadeira ou um banco, que quanto mais baixo for, mais exigirá dos músculos.
Quatro apoios: com benefícios voltados para os músculos posteriores da coxa e glúteos também, nesta atividade é preciso apoiar os joelhos e cotovelos, alinhados com os ombros e quadris, em um colchonete. Levante uma das pernas, sem esticá-la, imitando o movimento da subida e descida, como se você empurrasse o pé para o alto.
Aparelho abdutor: o movimento deste aparelho é específico para a musculatura dos glúteos. Portanto, ajuda a diminuir o culote. “Para um melhor resultado é preciso combiná-lo com uma atividade aeróbica, como bicicleta”, indica Cássio. Para realizar os movimentos de abdução, posicione o aparelho na parte externa das pernas e mude gradualmente a carga de acordo com a sua força.
Stiff: este exercício é feito em pé, com os pés paralelos e próximos. Segure o halter, flexionando os quadris e projetando o glúteo para trás. “Mantenha os joelhos semiflexionados para não haver uma hiperextensão. A coluna deve estar sempre reta e o peito aberto”, recomenda o profissional.
Afundo: leve o pé esquerdo para trás e faça o movimento de agachamento, levando um dos joelhos próximo ao chão. O professor de educação física recomenda alguns cuidados essenciais para este exercício: não deixe o joelho da perna da frente ultrapassar a ponta do pé e preste atenção para deixar a coluna sempre ereta.
iTodas.