O organismo do bebê é bem mais delicado que o nosso e nem sempre o que a mãe ingere o bebê aceita bem.
É preciso sempre observar como o bebê está reagindo à sua alimentação. Se ele estiver recebendo nutrientes de menos, o número de fraldas sujas deve diminuir. Se estiver recebendo algo que não deveria, isso pode causar mau estar, gases, cólicas e outros problemas de saúde. Confira então alguns alimentos que você deve pensar em riscar da sua lista durante a amamentação.
1 – Café
Como pode esse líquido maravilhoso cheio de amor fazer mal ao seu bebê? O problema é que a cafeína passa para o leite e o organismo do bebê terá dificuldade em eliminar esse tóxico. Isso pode provocar agitação e insônia.
A cafeína ainda pode impedir a absorção de cálcio, importantíssimo para a fase de crescimento ósseo dos bebês. Evite ao máximo.
2 – Chá preto e chá mate
A cafeína não vem só do café. Aquele chazinho que parece super saudável pode causar os mesmo efeitos no bebê, como agitação e insônia. O chá preto, chá mate, chá verde e alguns outros chás contém boas doses de cafeína, por isso é bom pensar em reduzir o consumo destes.
3 – Refrigerantes
Bom, você já não devia ingerir refrigerante em nenhuma circunstância, mas durante a amamentação muito menos. Refrigerantes são ricos em açúcar e contêm quantidades enormes de aditivos químicos, como estabilizantes, corantes e aromatizantes. Os do tipo cola ainda tem… adivinha? Cafeína.
4 – Bebidas alcoólicas
Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar. O álcool de qualquer bebida passa para o leite materno. O bebê, como você deve imaginar, não tem a capacidade de eliminar esse tóxico do organismo. Isso pode prejudicar o fígado e os rins do bebê.
5 – Leite
Você não precisa de leite para produzir leite. Afinal, você nunca viu uma vaca bebendo leite de outra, certo? O problema do leite é que algumas vezes ele pode gerar cólicas no bebê. Inclua aqui os derivados do leite, como queijo, requeijão e outros. Vale observar como seu bebê está reagindo à amamentação. Se perceber que está incomodado com algo, tente reduzir ou parar com o leite e veja se isso muda.
6 – Chocolate
Além de conter leite, o chocolate também tem substâncias estimulantes que passarão para o leite materno. Você não precisa cortar absolutamente o chocolate da dieta, mas tente reduzir o consumo e de preferências ao chocolate meio-amargo.
7 – Cigarro
Ok, cigarro não é um alimento para você, mas vai passar a ser para o seu bebê através do leite materno. Seu organismo absorve as substâncias químicas como a nicotina, que vão parar no leite. Você não colocaria um cigarro na boca do seu filho, certo? Então, por favor, não coloque na sua.
UOL.