Frequentemente você fica com o orçamento apertado e não consegue identificar exatamente para onde estar indo? Pode ser que suas companhias estejam detonando sua conta bancária sem você perceber. Veja cinco tipos de amigas que te fazem gastar demais e como controlar os gastos – tudo isso, claro, sem perder a amizades.
Amiga baladeira
Provavelmente você tem pelo menos uma ou duas amigas que adoram uma balada, arrumam uma festa para ir todo final de semana e não se importam de gastar dinheiro para entrar e beber. E o pior: elas acabam te levando para gastar junto. Para manter a amizade sem comprometer a renda, a dica é ser mais firme de vez em quando para recusar os convites, tentar convencê-las a fazer uma saída mais barata ou, se não tiver outro jeito, dizer que você já em compromisso.

Amiga ostentadora
Aquela amiga que sempre tem os sapatos da última moda, que gasta (e mostra) fortunas em acessórios e faz questão de ostentar suas marcas favoritas. O grande problema é quando ela te influencia a acompanhar esse ritmo – principalmente quando você não pode. Nesse caso, o jeito é resistir a esse estilo de vida, tendo sempre em mente o quanto você pode gastar com determinados luxos.

Amiga viciada em compras
Ela não sai do shopping e está sempre comprando qualquer coisa, por mais simples que seja – e acaba te arrastando junto. Enquanto ela prova uma roupa, você fica de olho em outros e assim por diante. Com essa amiga, é importante ser paciente: procure resistir à tentação de comprar e pense se você realmente precisa gastar dinheiro com determinada peça ou objeto. Evite ir às comprar junto com ela quando for possível e convide-a para outros tipos de programa.

Amiga pessimista
Você está poupando e apertando um pouco os gastos para fazer um grande investimento – comprar uma casa ou fazer uma viagem, por exemplo -, mas aquela sua amiga insiste em dizer que isso é besteira e que não vai dar certo. Aqui, é preciso avaliar se essa amizade é saudável para você; amigos devem incentivar e apoiar os sonhos e objetivos um do outro, não colocar para baixo. Será que essa sua amiga é amiga mesmo?

Amiga pedinte
Ela está sempre enrolada em dívidas, dificilmente permanece em um emprego por muito tempo e não tem a menor vergonha de pedir dinheiro emprestado na hora do aperto. Por mais que você goste dela, em alguns momentos terá que ser firme e dizer “não”. Incentive-a e ajude-a a se organizar melhor e a ganhar seu próprio dinheiro, se for possível.
Bolsa de Mulher.