A representação catarinense continua apresentando-se soberana diante dos rivais nos Jogos Abertos Brasileiros (JABS). O somatório agregado ao longo do fim de semana consagrara matematicamente o título geral da competição, promovida nesta 22ª edição na cidade de Criciúma. A superioridade continuou, nesta segunda-feira (3), em todos os ginásios onde houveram as semifinais. Santa Catarina venceu todos os jogos e disputará as oito finais possíveis.
A programação dos duelos que valem o título e o terceiro lugar nas modalidades inicia na manhã desta terça-feira (4). A decisão do handebol feminino, entre Concórdia (SC) e Caxias do Sul (RS), tem o último horário agendado e precederá a cerimônia de encerramento do evento. Mais detalhes podem ser obtidos no boletim divulgado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) disponível através do link: .
Entre os principais destaques está a equipe de voleibol feminino de Rio do Sul. As campeãs dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) não ofereceram chances para as concorrentes nas semifinais de Paracuru, representante do Ceará. As catarinenses aplicaram 3 sets a zero (25/13 25/7 25/18) e asseguraram a vaga na briga pelo ouro contra as capixabas de Vitória. A quadra da Esucri também abrigou a apresentação do time masculino de Chapecó. Os representantes do Estado anfitrião repetiram o placar das meninas e enfrentam Goiânia (GO) na final.
A cidade de Chapecó ainda contribui com o desempenho dos catarinenses no futsal feminino. Na quadra do Ginásio José Antônio Carrilho, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a equipe fez valer o favoritismo ao golear as gaúchas de Caxias do Sul por 7 a 1. A mesma diferença de gols aplicou os representantes masculinos de Santa Catarina. Joinville atropelou Nova Mutum (MT) com um contundente 6 a 0 e pegam Aracati (CE) na briga pelo título. As meninas terão de passar por Goiânia (GO) para levantar o troféu principal.
Dois municípios do Meio Oeste levam o nome de Santa Catarina no handebol e não geram motivo para decepção. As meninas de Concórdia passaram por Anápolis (GO) por 24 a 16 e encerram os JABS na final contra Caxias do Sul (RS). Os homens de Videira conseguiram uma boa vantagem de gols ao fazer 24 a 14 nos paranaenses de Londrina. O confronto decisivo pelo título de campeão ocorre contra Sinop (MT). A modalidade tem como sede o Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi.
Emoções não faltam no basquetebol. A favorita Joinville contribuiu com os 100% de catarinenses presentes na final com a vitória por 73 a 57 sobre Paranhos (MS) e vão duelar com os gaúchos de Caxias do Sul. Os acirrados duelos no ginásio do Colégio Marista ainda celebraram a passagem do time feminino de Blumenau ao jogo que vale o campeonato, contra Campo Grande (MS). As catarinenses chegaram à esta condição com a vitória diante de Santa Maria (RS) por 70 a 56.