O jogo entre Cruzeiro e Palmeirinhas, de Ituporanga, abre oficialmente no dia 20, a 8ª Taça SDR que corresponde ao campeonato promovido pela Liga Riossulense de Futebol. A partida que acontece em Presidente Getúlio às 15 h, mas a solenidade que marca o início da competição começa às 14:30 h.
Esse ano o certame contará com a participação de 17 clubes, quatro a menos do que em 2011, mas a expectativa dos dirigentes da LRF é que o nível técnico supere as expectativas, com base na relação dos jogadores inscritos. O Congresso Técnico que definiu os grupos foi realizado na terça-feira à noite, nas dependências da Obra Kolping.
O presidente Osmar Correia deu uma boa notícia aos participantes. O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), de Rio do Sul, garantiu o repasse dos recursos para bancar os custos com a arbitragem. “Isso vai representar uma economia da ordem de R$ 700,00 em cada jogo em casa”. O dirigente citou o gerente de Lazer, Alcides Fiamoncini e o deputado estadual Gilmar Knaesel, como responsáveis pela aprovação do projeto. Durante o congresso, a direção da LRF homenageou o ex-secretário, Ernani Dutra com uma placa. “Foi ele viabilizou a realização da primeira edição”, observou Correia.
Depois de 23 anos o Cruzeiro, de Presidente Getúlio volta a disputar o campeonato da LRF. O time conquistou 18 títulos, sendo oito consecutivos. Com a criação da Liga Vale Norte a partir de 1990 passou a disputar o campeonato da região de Ibirama, onde foi tetracampeão. O engenheiro Odenilson Pereira assumiu a presidência e seu principal desafio foi promover o retorno do time à LRF. O Cruzeiro é um dos clubes que vai investiu na contratação de jogadores, como o meia Maicon, que defendeu o Atlético Hermann Aichinger e disputou o Estadual desta temporada pelo Guarani, de Palhoça. O Palmeirinhas, primeiro adversário do Cruzeiro, manteve cerca de 70% da base do time vice-campeão em 2012. De acordo com o presidente Lauri Barbosa, como os jogadores não recebem ajuda custo, ficou difícil manter alguns que se destacaram na competição.
De acordo com o diretor-técnico, Juvenal do Rosário, o único jogo confirmado é o que abre oficialmente a Taça SDR.
Pela simulação dos números as demais partidas são: Serra Cima x Poço Rico, na localidade de Nova Itália, em Aurora; Ponte Preta x Boa União, em Otacílio Costa; Boa Vista x Aurora, em Rio do Sul; União x União de Papanduva, em Taió; Adap x Atlético de Ribeirão Pequeno, em Rio do Sul; Santo Antônio x Imperial/Pouso Redondo, em Rio do Oeste; e Canto do Rio x Maringá, em Agrolândia. Rosário observou que a tabela oficial será divulgada até no sábado. “Precisamos fazer alguns ajustes porque existem cidades com dois clubes e não haveria policiamento”, justificou.
Chave A
Poço Rico/Ofertão (Otacílio Costa)
Boa União (Presidente Nereu)
Ponte Preta (Otacílio Costa)
Serra Cima (Aurora)
Agronômica/Elber (Agronômica)
Chave B
Aurora/Ecotrat (Aurora)
União Papanduva (Presidente Getúlio)
União (Taió)
Associação Boa Vista (Rio do Sul)
Chave C
Atlético-RP (Taió)
Imperial (Pouso Redondo)
Santo Antônio (Rio do Oeste)
ADAP (Rio do Sul)
Chave D
Palmeirinhas (Ituporanga)
Maringá (Trombudo Central)
Canto do Rio (Agrolândia)
Cruzeiro (Presidente Getúlio)
Orlando Pereira – Agência Leme
Foto: Daniel dos Santos/Esporte Alto Vale