A Rede Globo notificou o Google na última segunda-feira (26), exigindo a retirada imediata dos vídeos no Youtube em que a jornalista Glória Maria aparece fazendo propaganda institucional da Herbalife.
De acordo com o Notícias da TV, o código de conduta da Globo proíbe que seus jornalistas façam comerciais, mas permite participações em vídeos institucionais para um público interno e pequeno de empresas. A emissora proíbe que esses vídeos ganhem o grande público.
No vídeo da Herbalife, em aproximadamente 17 minutos, Glória Maria exalta as qualidades da multinacional. A peça destaca nos minutos iniciais que se destina “ao uso por distribuidores independentes para fins de recrutamento um a um ou em eventos fechados, com acesso controlado a distribuidores independentes e seus convidados” e adverte que não é permitido exibir o vídeo em “eventos e feiras públicas com acesso ao público em geral, na internet ou em qualquer outro meio de comunicação (incluindo redes sociais) no todo ou em parte”.
O problema é que o filme foi parar no Youtube. A Globo pede a retirada do vídeo já que ele fere um copyright (a imagem pública de Glória Maria pertence à Globo).
Enquanto isso, segundo o Notícias da TV, a apresentadora virou motivo de chacota nos bastidores da Globo e está sendo chamada de “jabazeira”, apelido que se dá ao jornalista que gosta de ganhar presentes.
Notícias da TV